Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente precisa de doações

Em média, o Banco de Leite arrecada 60 litros ao mês, contudo, as doações
caíram em maio

Nesta quinta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. A data foi criada para incentivar o aumento nas doações e abastecer os estoques de leite humano nos Bancos de Leite Humano do Brasil. O Banco de Leite do Hospital São Vicente existe há nove anos e atendeu mais de 400 bebês em 2021. Em média, ele possui 45 doadoras, ao mês, e 60 litros coletados. Em 2021, mais de 500 litros de leite foram consumidos pelos recém-nascidos no hospital.

Nas últimas semanas, o Banco registrou uma queda no volume de leite doado, além de aumento no consumo pelos bebês internados no hospital. Segundo a instituição, essa queda costuma acontecer com a chegada do frio. Contudo, os bebês continuam precisando. Por isso, a doação de qualquer quantidade de leite é fundamental para a alimentação desses pequenos.

Como doar?

Toda mulher que estiver amamentando é uma possível doadora de leite, basta estar saudável. Não existe volume mínimo para doação, por isso, qualquer quantidade doada é bem vinda. Para ser uma doadora, é preciso entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente, pelos telefones (42) 9 9964-1202 ou (42) 3035-8374. Assim, é feito um cadastro e as orientações quanto à doação e armazenagem do leite coletado e dia para a coleta dele.

Além disso, as profissionais do Banco de Leite orientam as mães também em dúvidas diversas sobre a amamentação. O atendimento ocorre tanto presencialmente no Hospital quanto online no WhatsApp. A importância da doação de leite humano. A doação de leite é fundamental para manter a alimentação de bebês exclusivamente com leite materno. Ele favorece o desenvolvimento das crianças. Especialmente aos prematuros internados na UTI Neonatal.

Para saber mais sobre como ser uma doadora, entre em contato com o Banco de Leite Humano pelo WhatsApp (42) 9 9964-1202 ou pelo telefone (42) 3035-8374.