Atendimento virtual em saúde da prefeitura de Guarapuava é ampliado

Serviço de teleatendimento foi criado em razão da pandemia de Covid-19 e continua se desenvolvendo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do seu Call Center, vem desempenhando um papel importante na promoção da saúde e bem-estar da população. Com uma proposta inovadora e focada na ampliação do acesso ao cuidado, a equipe tem realizado um extenso trabalho no atendimento em saúde, incluindo gestantes e lactantes. Um desses serviços é o teleatendimento, que está sendo ampliado.

“O teleatendimento em saúde se estabeleceu como uma ferramenta crucial na promoção do cuidado, especialmente em um contexto em que a saúde da população se torna uma prioridade incontestável. Com o emprego de tecnologias de ponta e a implantação do programa assistente virtual SARA, o Call Center assume um papel ainda mais relevante ao oferecer orientações aos cidadãos sobre como utilizar essa valiosa ferramenta para acessar serviços de saúde”, declarou o prefeito Celso Góes.

“O Call Center teve seu papel fundamental no atendimento aos pacientes na pandemia, e percebemos que se transformou em um serviço essencial, por isso foi reformulado. Primeiramente, foi reestruturado no atendimento aos pacientes com cronicidade (diabetes e hipertensão); acompanhamento às gestantes e puérperas; no acompanhamento da amamentação.

E, agora, na reestruturação das consultas online, por meio do robô SARA, nossa assistente virtual para as consultas na atenção primária. O Call Center está acompanhando tanto as unidades quanto aos pacientes para as consultas. ampliando o acesso da população aos serviços de saúde”, destacou secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni.

Essa reestruturação também contemplou uma nova proposta de trabalho, cujo objetivo é garantir que o atendimento remoto ofereça a mesma qualidade e eficiência do atendimento presencial.

“Desde o mês de fevereiro, a equipe do Call Center tem trabalhado em parceria com algumas Unidades Básicas de Saúde, em particular, com aquelas com horário estendido, que foram selecionadas como piloto para a integração do programa assistente virtual SARA.

O objetivo dessa ação é estimular os servidores da saúde a utilizarem a tecnologia e, ao mesmo tempo, capacitá-los para que possam orientar os usuários sobre como acessar a SARA para receber atendimentos e informações relacionadas à saúde”, afirmou a enfermeira e coordenadora do Call Center, Laís Depaoli.

A equipe conta com enfermeira, psicóloga e fisioterapeuta. No momento, a orientação em enfermagem e psicologia estão disponíveis.

O Call Center está disponível de segunda a sexta-feira, nos telefones 0800 642 0019 / 42 3142-1708 ou 42 3142-1710. O atendimento para gestantes e lactantes é feito pelo número (42) 991450841.

Atendimento a gestante e lactante

A gestante ou lactante terá a possibilidade de receber atendimento de enfermagem de forma espontânea, seja entrando em contato inicialmente pelo WhatsApp ou sendo encaminhada pela própria Unidade Básica de Saúde de referência.

O profissional de enfermagem irá estabelecer contato via WhatsApp, identificando as necessidades relacionadas à amamentação materna e fornecendo orientações adequadas de acordo com o protocolo correspondente à condição avaliada. Posteriormente, será marcada uma teleconsulta com o profissional de enfermagem, utilizando o aplicativo Fala Saúde, para a continuidade do atendimento virtual.