Atendimento do SIATE ganha reforço de novas viaturas

Veículos foram adquiridos com recursos do FUNREBOM

Nessa quinta-feira (17), o 12º grupamento do Corpo de Bombeiros recebeu oficialmente duas novas viaturas para atendimento de vítimas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), e uma van para fazer o transporte de tropas em treinamentos, cursos e reuniões administrativas.

“As viaturas vão garantir maior conforto e segurança dos militares, bem como a redução de gastos com transporte durante os treinamentos e atividades administrativas, além de terem sido adaptadas com as mais novas tecnologias existentes no mercado com objetivo trazer um atendimento melhor às vítimas”, afirmou o Comandante do 12º Grupamento, Major José Adriano Spak.

Os veículos foram obtidos com recursos do FUMREBOM, o fundo municipal de reequipamento de bombeiros, destinado para as vistorias e prevenção. Além da entrega dos veículos, foram mencionadas as atividades operacionais do corpo de bombeiros e as ações de combate a incêndio, atendimentos e salvamentos dos últimos 58 anos de atuação na cidade.

Desde 2013, a Administração Municipal realizou um trabalho de articulação em conjunto com o Comando dos Bombeiros que permitiu investimentos e melhores condições para atuação dos bombeiros.  Durante a fala, o prefeito municipal Cesar Silvestri Filho recordou o atendimento às famílias em áreas alagadas na cidade no início da gestão.

“Lembro do trabalho incansável da equipe fazendo entrega dos colchões de madrugada e acolhendo a população atingida. Nós acompanhamos esse atendimento e, desde lá, temos investido para mudar essa realidade e melhorar a estrutura do grupamento que é uma referência de eficiência na missão de salvar vidas”, declarou o prefeito.

O ex-comandante do 12º grupamento, Tenente Coronel Arlison Sanchez, já na reserva, também participou da homenagem e relatou as conquistas alcançadas com o incentivo do poder público municipal, entre elas, a elevação da então Companhia de Bombeiros para o Grupamento. 

“Nos montamos um projeto lá atrás com um grupo de tenentes que aspiravam o desenvolvimento do trabalho aqui e com metas para o ano de 2021. Todas as principais foram atingidas e superadas.

E parte significativa desse resultado veio com a atuação da Administração Municipal e a articulação dos políticos de nossa cidade. O César montou uma equipe competente que se empenhou para que tudo isso ocorresse”, declarou.

“Nos últimos anos conseguimos renovar 50% da frota estadual de veículos utilizados no atendimento inicial das vítimas e Guarapuava avançou muito em infraestrutura. 

Em breve teremos formação de novos bombeiros na escola no Batel Primavera. Isso melhora o atendimento de nossa população e demonstra uma visão de futuro. Isso também nos permite aperfeiçoar a estrutura em outros municípios da região”, explanou o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel QOBM Samuel Prestes.