Assembleia Legislativa recebe Caravana da Cidadania nesta quarta-feira

Os 32 finalistas irão defender seus projetos, visitar a sede dos três Poderes, do Ministério Público e pontos turísticos da capital

Os 32 estudantes, das diversas regiões do Paraná, se encontrarão entre os dias 06 e 10 de novembro em Curitiba, na Caravana da Cidadania, para conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e do Ministério Público, além de realizar passeios turísticos pela Capital. Esta é a etapa final do projeto Geração Atitude.

O Geração Atitude foi lançado em 2015 por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Justiça do Paraná.

O programa estimula o debate entre os jovens estudantes da rede pública de ensino sobre temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. O objetivo é o de possibilitar uma melhor compreensão sobre a dinâmica dos órgãos públicos para que os jovens assumam o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.

Além dos alunos de cada uma das regionais de ensino, participam da Caravana da Cidadania também os professores responsáveis pela orientação dos estudantes classificados. Uma agenda recheada os espera. Na terça-feira (07) pela manhã, a primeira visita será ao Ministério Público, e no período vespertino os estudantes conhecerão o Palácio Iguaçu, sede do Executivo Estadual.

Na manhã de quarta-feira (08) os estudantes visitarão a Assembleia Legislativa e participarão, no Plenário, da defesa dos projetos classificados que, futuramente, podem ser transformados em Leis estaduais. Nesta etapa, acontecerá o momento mais esperado da Caravana da Cidadania quando será anunciado o projeto vencedor da sétima edição do Geração Atitude. O período da tarde está reservado para uma imersão no Museu Oscar Niemeyer (MOM) com visitas guiadas e oficinas de arte.

Na quinta-feira (09) a visita será ao Tribunal de Justiça do Paraná e pela tarde um passeio na Linha Turismo com a visita aos principais pontos turísticos da Capital, encerando o conjunto de atividades cívicas e turísticas da Caravana.

Propostas

Ao total, foram cadastradas 413 propostas desenvolvidas pelos estudantes dos 227 colégios estaduais selecionados para participar da 7ª edição do Geração Atitude. O projeto envolveu os 32 núcleos de educação do Paraná.

A seleção dos projetos foi realizada pelo Núcleo de Apoio Legislativo, vinculado à Diretoria Legislativa da Assembleia. Todas essas propostas foram analisadas por uma banca que avaliou a qualidade dos trabalhos apresentados, conforme os critérios de constitucionalidade e legalidade; obediência às normas da língua portuguesa; criatividade e originalidade.

Confira abaixo a relação dos estudantes autores dos 32 melhores projetos apresentados e selecionados para participar da Caravana da Cidadania, em Curitiba:

1. Ana Clara Oliveira Barbosa / Colégio Estadual Nilo Cairo / Apucarana-PR

Projeto: Estabelece orientação para o mundo do trabalho e profissional (palestras com diversos profissionais e interação por meio de visitas as universidades Estaduais).

2. Ana Luísa Possetti Godoi / Colégio Estadual Machado de Assis / Londrina-PR

Projeto: Dispõe sobre a obrigatoriedade do estudo da Constituição Federal de 1988 e da Constituição Estadual no currículo do ensino médio no Estado do Paraná e institui os Programas “Constituição em Movimento” e “Constituição na Academia”.

3. Ana Luiza Marioti Nunes / Colégio Estadual Doze de Novembro / Realeza-PR

Projeto: Oferta de palestra ou oficinas aos jovens com o objetivo de auxiliar na conclusão do Ensino Médio ou ajuda na escolha da profissão.

4. Eduarda Carpenedo Kremer / Colégio Cívico-Militar Prof.ª Júlia Wanderley / Cascavel-PR

Projeto: Inclusão de um programa de educação em primeiros socorros nas escolas públicas do Estado do Paraná. O programa visa habilitar os estudantes com habilidades básicas de primeiros socorros, a fim de favorecer a segurança e bem-estar da comunidade escolar e preparar futuros cidadãos para situações de emergência.

5. Fernanda Batista Rosa Domingues / Colégio Estadual Segismundo Antunes Netto / Siqueira Campos-PR

Projeto: Dispõe que todas as Escolas Rurais do Paraná recebam investimentos adequados às suas necessidades a fim de equipararem-se totalmente às escolas urbanas evitando a diferença no desenvolvimento do aluno.

6. Joyce Luiza de Lima Cottet / Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho / Laranjeiras do Sul-PR

Projeto: Dispõe sobre a obrigatoriedade de um psicólogo presencial ou online nas Escolas de Educação em Tempo Integral do Estado do Paraná para acompanhamento dos estudantes, com objetivo de identificar e monitorar os casos de depressão e ansiedade em adolescentes.

7. Gustavo Henrique da Silva / Colégio Estadual Carlos Gomes / Ubiratã-PR

Projeto: Institui no Paraná o “Projeto de Bem com Vida” que tem como objetivo a assistência psicoemocional dos alunos.

8. Hiuri Henrique Medeiros / Colégio Cívico-Militar Presidente Afonso Camargo / Loanda-PR

Projeto: O projeto prevê a criação de um programa de atividade física e esportivas para os alunos, visando diminuir drasticamente com a obesidade e implantar hábitos saudáveis nas escolas. Ter uma educação alimentar, para a criança ter um bom desenvolvimento físico, psíquico e social.

9. Isabella Hutyn Fonte / Colégio Estadual Nilo Cairo / Apucarana-PR

Projeto: Estabelece medidas de atenção psicológica e prevenção a violência com uma interação por meio de patrulhamento e participação com projetos da polícia militar.

10. Jéssica de Freitas Morais / Colégio Cívico-Militar Olavo Bilac / Jaguariaíva-PR

Projeto: Determina no Estado do Paraná, a oferta de cursos com o objetivo incentivar e auxiliar os estudantes que não podem pagar.

11. Jhesili Mayara Martins / Colégio Estadual do Campo Alfredo Greipel Júnior / Piên-PR

Projeto: Estabelece um programa de doação de recursos provenientes do Programa Nota Paraná para escolas públicas.

12. João Guilherme de Lima / Colégio Estadual Teotônio Vilela / Guarapuava-PR

Projeto: Cisternas e Sustentabilidade em Prédios Públicos.

13. Jonas Jorge Guerra / Colégio Estadual Barão do Rio Branco / Inajá-PR

Projeto: Institui no Estado do Paraná o programa “Quanto mais, melhor” que tem como objetivo disponibilizar cursos preparatórios de vestibulares e Enem para alunos do terceiro ano do ensino médio e/ou curso técnico integrado de Escolas Públicas.

14. Julia Urnau / Colégio Cívico-Militar Tarquínio Santos / Foz do Iguaçu-PR

Projeto: Fica instituído o Programa de Apoio Psicológico a Professores e Alunos no Estado do Paraná, doravante denominado “Programa Mente Livre”, com o objetivo de promover o bem-estar emocional e mental de professores e alunos da rede pública de ensino do Estado do Paraná.

15. Henrique Preisner Taufenbach / Colégio Estadual Neusa Domit / União da Vitória-PR

Projeto: Institui a Semana de Proteção e Defesa à Situações de Ataques e Atentados nas Instituições de Ensino.

16. Lara Cristina Fiametti Manfredi / Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra / Realeza-PR

Projeto: Institui a obrigatoriedade de proporcionar cursos sobre área rural em escolas rurais.

17. Lara Krulikoski das Neves / Colégio Estadual do Campo Eng. André Guimarães Sobral / Mangueirinha-PR

Projeto: O Programa Mentoria como objetivo de promover a conexão entre jovens e pessoas mais experientes em diversas áreas, estimulando a troca de conhecimentos, habilidades e valores. Através de mentorias, oficinas e projetos comunitários para fortalecer os laços entre gerações, promover o aprendizado mútuo e incentivar a participação cívica dos jovens.

18. Leticia Mariane Zuze Grance / Colégio Cívico-Militar Marechal Rondon / Marechal Cândido Rondon-PR

Projeto: Ementa: estabelece o Programa de Segurança nas Instituições de Ensino do Estado do Paraná e tem como objetivo proteger a comunidade escolar.

19. Lucas Araújo Mota / Colégio Estadual Milton Carneiro / Curitiba-PR

Projeto: Estabelece no Estado do Paraná o passe livre a arte (cinema, teatro, concerto) aos jovens estudantes de baixa renda, a ser realizado uma vez ao mês.

20. Marcos Daniel Santos de Souza / Colégio Estadual Monteiro Lobato / Colorado-PR

Projeto: Programa de Formação Cidadã e Autoconhecimento para Estudantes (PFCA).

21. Marcus Vinícius Bueno Zabroski / Colégio Estadual Prof.ª Maria Aparecida Nisgoski / Castro-PR

Projeto: Institui “Empreendedorismo: Uma mentoria para jovens empreendedores no Estado do Paraná”.

22. Maria Alice de Assis Wolski / Colégio Estadual do Campo João Cionek / Santa Maria do Oeste

Projeto: Institui o reconhecimento do direito dos alunos das Casas Familiares Rurais de inclusão em todos os programas e projetos oferecidos pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná (SEED), aos colégios da rede pública estadual, como forma de valorização e inclusão da juventude campo nas políticas públicas educacionais do Estado do Paraná.

23. Maria Eduarda da Silva Alberton / Colégio Estadual Prof.ª Reni Correia Gamper / Manoel Ribas-PR

Projeto: Estabelece a criação do projeto “Cuidando das Emoções: preservação da Saúde Mental Infanto-juvenil”, destinada aos jovens e crianças da rede pública de educação do Estado do Paraná.

24. Matheus Joaquim Ballo Spinassi / Colégio Estadual Castro Alves / Cornélio Procópio-PR

Projeto: Criação de uma lei que faça com que todas as escolas tenham uma psicóloga para acompanhamento da saúde mental de todos os alunos da rede estadual.

25. Murilo Souza Nunes / Colégio Estadual Padre Anchieta / Assis Chateaubriand-PR

Projeto: Escola, lugar de paz.

26. Nathália Ferreira Gonçalves / Colégio Estadual Professora Zilah dos Santos Batista / Paranaguá-PR

Projeto: Institui a obrigatoriedade de as escolas no estado do Paraná terem como funcionário auxiliar um psicólogo formado para auxiliar nas relações com professores e estudantes.

27. Paulo Valter / Colégio Estadual José de Alencar / Nova Prata do Iguaçu-PR

Projeto: Dispõe sobre o programa “O caminho da escolha certa”, o qual tem como objetivo a estimulação dos alunos para o caminho de uma profissionalização organizada.

28. Pedro Gabriel Souza Santos / Centro Estadual de Educação Profissional Cianorte / Cianorte-PR

Projeto: Dispõe sobre a contratação de um profissional capacitado na área da Psicopedagogia e/ou Psicologia, para capacitação dos estudantes sobre Saúde Mental e Competências Socioemocionais no âmbito da Educação Básica.

29. Rafaela Cristina da Silva Veiga Caldi / Colégio Estadual Machado de Assis / Londrina-PR

Projeto: Dispõe sobre medidas de prevenção e combate ao assédio sexual entre alunos em ambiente escolar na rede estadual e dá outras providências.

30. Rhuan Valente de Jesus / Colégio Cívico-Militar Drª Zilda Arns / Umuarama-PR

Projeto: O referido Projeto de Lei, tem como principal objetivo formar um aluno com o conhecimento necessário para poder incentivar outras pessoas, sobre a importância da sustentabilidade, pensando no futuro das próximas gerações.

31. Robson Silva de Quevedo / Colégio Estadual General Carneiro / Roncador-PR

Projeto: Esta Lei dispõe sobre o programa “Teste Vocacional nas Escolas” e autoriza as escolas públicas estaduais a instituírem programas sociais visando a profissionalização e o direcionamento dos estudantes da rede pública, por meio de testes vocacionais e oficinas de apoio.

32. Victor Telles Ribeiro / Colégio Cívico-Militar Presidente Vargas / Telêmaco Borba-PR

Projeto: Obrigatoriedade da existência de um Plano de Contingência Para Desastres e Atentados em Estabelecimentos de Ensino Público e Particular do Estado do Paraná.