Alunas do Acelerador de Lideranças Femininas recebem certificados

O foco do programa é capacitar mulheres para ocuparem cargos de liderança

Na noite desta terça-feira (29), ocorreu a cerimônia de entrega de certificados da primeira turma do Programa Acelerador de Lideranças Femininas. O evento foi na Associação Cultural, Recreativa e Esportiva da Unicentro (ACRE)

O objetivo do programa, que foi idealizado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e executado em parceria com o SEBRAE e Governo Federal, é de acelerar e facilitar o processo para as mulheres chegarem aos postos de liderança, seja no setor público ou privado. Receberam seus certificados vinte formandas de diversos setores, como esporte, empreendedorismo, segurança, cultura, mulheres negras, LGBTQIA+ e do agro.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, durante sua fala de abertura da cerimônia, comentou o motivo que fez o Programa Acelerador de Lideranças Femininas ser criado.

“Aqui a gente quer transformar a vida de mais pessoas. Então, realmente, hoje é um dia emocionante, é lindo; é um dia histórico. A nossa secretaria, desde que foi criada, investiu muito no enfrentamento à violência contra as mulheres. Reduzimos muitos índices de feminicídio, temos uma estrutura, uma rede de enfrentamento à violência, (como) polícia, psicóloga, assistente social, apoio jurídico.”, disse Priscila.

“Reduzimos muito o feminicídio. Conseguimos investir muito em qualificação profissional, cursos, autonomia econômica. Mas não era suficiente para chegar ao nosso objetivo, que é ser uma cidade cinquenta, cinquenta (50/50). Para ser uma cidade cinquenta, cinquenta (50/50) temos que estar no lugar onde as decisões são tomadas. O lugar onde cada decisão transforma e alcança muitas pessoas, e as mulheres ainda são poucas nos lugares de liderança. Por isso, instituímos esse programa”, completou.

Representando o presidente da Câmara de Vereadores, vereador João Carlos Gonçalves, a vereadora Bruna Spitzner, que também é procuradora da mulher de Guarapuava, comentou sobre a importância de cada vez mais, as mulheres possuírem cargos de liderança na sociedade.

“Hoje eu estou como vereadora e procuradora da mulher aqui do município de Guarapuava. Procuro trabalhar lado a lado com minhas colegas que dividem comigo o dia a dia da câmara, o dia a dia de uma casa legislativa. Nós sabemos da grande necessidade de termos mais mulheres que tomam as decisões, não só na política, mas em todas as áreas, como na social e na área de valorização da causa animal, ou mesmo, na área da pintura. Esse programa hoje vem impactar a sociedade para que tenhamos um futuro, uma perspectiva de uma cidade com equidade. Uma cidade (realmente) cinquenta, cinquenta (50/50), que é o grande lema hoje da Secretaria de Políticas Públicas”, destacou Bruna.

A Consultora de Negócios do SEBRAE, Fabíola Christine Martins da Silva, ressaltou a importância da parceria feita com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

“A mulher está, cada vez mais, buscando a preparação e a oportunidade. E são dois fatores fundamentais para se ter uma carreira de sucesso. Promover o desenvolvimento e a capacitação das mulheres é de extrema importância para promover um ambiente em que estas possam estudar, desenvolver tarefas mais avançadas, capacitar-se, o que é fundamental para a gestão fluir. O conhecimento aplicado faz com que a pessoa se sinta mais confiante para aplicar na prática toda a capacidade recebida. Essa foi a proposta do trabalho realizado”, grifou Fabíola

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, sublinhou que os investimentos com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres vão continuar e são prioridade em seu governo.

“É evidente que se não houver um apoio do legislativo as coisas não acontecem. Como a vereadora Bruna colocou aqui, se você não tiver representantes femininas na câmara, você não consegue aprovar nada. O fato de nós termos quatro mulheres na Câmara dos Vereadores, ajuda e ajuda muito, porque são mais pessoas que estão defendendo a bandeira daquilo que nós acreditamos. É evidente que hoje foi um dia muito bom e eu estou feliz também. Vamos continuar investindo na Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e em projetos como este para que nossa cidade seja uma referência em equidade e segurança para as mulheres”, comentou o prefeito.

Débora Ferreira Kultz, agora formada no programa, falou sobre a importância de ter o apoio para realizar os projetos que deseja e que ajudaram cada vez mais mulheres.

“É muito motivador e muito inspirador participar de um programa voltado especialmente para as mulheres, onde cada uma desenvolveu a sua liderança. Cada uma dessas mulheres escolhidas pelo SEBRAE já era líder. Com o programa, a gente desenvolveu muito mais a nossa liderança. Estamos muito mais prontas para replicar o nosso conhecimento dentro da sociedade guarapuavana”, sinalizou Débora.

A secretária Priscila Schran ainda fez um apelo aos que estavam presentes para que o apoio para com as mulheres do município continue aumentando.

“Estamos aqui para fazer um chamado. A cada um e a cada uma que está aqui e que já é apoiador de cada uma dessas mulheres. Que a gente apoie cada vez mais, que a gente cresça cada vez mais e que a gente alcance uma cidade com equidade, uma cidade cinquenta, cinquenta (50/50)”, concluiu Priscila.

Ainda estavam presentes na cerimônia a ex-vice-prefeita de Guarapuava, Eva Schran de Lima, secretários e vereadores de Guarapuava e familiares das formandas. Ao fim, o evento contou com um jantar e a apresentação da banda Spicy Cherry Band para os convidados.