ACIG realiza reunião sobre a revitalização da XV de Novembro
Entidade vai enviar documento à Secretaria de Finanças pedindo suporte aos comerciantes que estão sendo prejudicados
Na manhã desta terça-feira (03), durante a reunião da diretoria executiva, o presidente Claudinei Pereira, e os demais integrantes da diretoria, receberam Paulo Dirceu, secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Guarapuava, e o Arquiteto e Urbanista, Luis Marcelo Sanches, para falar sobre o andamento das obras de revitalização da Rua XV de Novembro.
Durante o encontro, Paulo relatou como se encontra o andamento das obras, como ficará o comércio local, as vagas de estacionamento, os espaços para novas lojas, além de ouvir as demandas e sugestões dos presentes na mesa, garantindo que as preocupações e ideias fossem consideradas no andamento do projeto.
Os diretores executivos questionaram a respeito de uma possível compensação durante esse período de mudanças, para os lojistas que estão sendo prejudicados pelos transtornos da obra. O secretário se posicionou e sugeriu que a entidade, junto aos comerciantes, envie um documento ao poder executivo.
“Haverão benefícios a todos os comerciantes quando a obra for concluída. Claro que existem transtornos assim como quando você faz uma reforma em sua casa. Você tem alguns percalços em atraso de obra, falta de entrega de algum material pelo fornecedor, e isso também surgiu ali na nossa obra. Por isso, é uma questão legal que foge da nossa alçada enquanto Secretaria de Planejamento e Urbanismo”, ressalta o secretário da Pasta, Paulo Dirceu.
“Porém a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Finanças e a Secretaria de Administração, tenho toda certeza, e também com a sensibilidade do prefeito Celso Góes, de que irão analisar o documento com muito carinho e com a atenção necessária”, complementou o secretario.
O presidente da ACIG também expressou preocupação em relação as obras e os impactos no comércio local:
“Está chegando o final do ano e nos preocupamos com as vendas de Natal, uma data de extrema importância para os comerciantes e nossos associados. A obra é muito importante para o desenvolvimento de Guarapuava, mas, é necessário encontrarmos uma solução, ou até mesmo uma compensação para esses empresários, durante esse período. Por isso, decidimos enviar um documento ao poder executivo que ainda será formado a muitas mãos, para chegarmos a um consenso benéfico a todos, pontuou Claudinei.
Relembre a obra
A revitalização do Calçadão da XV de Novembro é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, realizada pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo do Município. Com um investimento de aproximadamente R$ 14 milhões, financiado pelo Paraná Cidade, as obras começaram no dia 14 de maio.
O projeto foi apresentado em setembro de 2022 pela prefeitura de Guarapuava, por meio do (CEPLUHG) Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava, quando todos os lojistas com sede na Rua XV de Novembro foram convidados a participar e debater a viabilidade da operação.
A obra inclui nivelamento da rua, faixas táteis, ciclofaixa, arborização, paisagismo, bancos, floreiras, lixeiras, iluminação, bebedouros, bicicletários, quiosques, espaço comercial climatizado com banheiros e fraldários, área para feiras, estacionamentos, nova escadaria e rampas de acesso à Praça Nove de Dezembro.
Também prevê um calçadão entre as ruas Saldanha Marinho e Tiradentes e a integração da Praça Nove de Dezembro com o Museu Visconde de Guarapuava, o Santuário Nossa Senhora de Belém e a Rua XV de Novembro.
Com informações da Acig