Cafs da Unicentro recebe cobras, tartarugas e lagartos apreendidos em Guarapuava

Os animais estavam num ônibus proveniente de Buenos Aires com destino ao Rio de Janeiro

O Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs) da Unicentro recebeu 80 animais exóticos, como serpentes, tartarugas e lagartos, apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal. Os animais estavam num ônibus proveniente de Buenos Aires com destino ao Rio de Janeiro, que passou por um procedimento padrão, ao passar pelo posto PRF, no perímetro de Guarapuava.

Durante a revista de rotina, os policiais acabaram se deparando com os animais. Eles estavam dentro de potes e sacos sem furos de ventilação. O autor foi preso e conduzido para a Delegacia da Polícia Federal e, logo em seguida, para o Batalhão da Polícia Militar Ambiental, onde foi autuado em R$ 16 mil.

Após a apreensão, os animais exóticos seguiram para triagem no Cafs, localizado no campus Cedeteg da Unicentro. “Quando a autoridade ambiental traz animais oriundos de tráfico é sempre uma situação complexa, porque são animais que são transportados de maneira não adequada. A gente não tem certeza de como era a criação deles, como era o manejo.

Então, eles têm que passar por exames completos. Todos foram radiografados, eles precisam passar por exames físicos, exames específicos, estabelecer o estado de saúde, iniciar o tratamento dos enfermos. A gente já percebeu que existem animais com pneumonia, que é uma doença muito grave em répteis, e eles vão iniciar o tratamento. Eles chegaram doentes e também denotando maus tratos”, disse o coordenador do Cafs Unicentro, professor Rodrigo Antônio Martins de Souza.

Animais estavam em bagageiro de ônibus proveniente de Buenos Aires (Foto: Polícia Militar Ambiental)

Dentre os animais resgatados estão: 45 pítons, sendo três jovens adultas e 42 filhotes; 19 tartarugas do charco vivas e uma morta; oito lianas verdes, que são serpentes peçonhentas; quatro falsas-corais; e quatro lagartos Rufensis.

Nos procedimentos iniciais, cada animal recebeu uma identificação numérica e, emergencialmente, foram adquiridas caixas organizadoras para separar cada indivíduo. O coordenador do Cafs ressaltou o caráter provisório da permanência dos animais.

“Eles não devem permanecer conosco. O nosso centro é especializado em fauna silvestre brasileira e, recebendo animais que são exóticos, estamos tirando espaço dos animais da nossa própria fauna. Claro que todos os animais têm direito ao seu atendimento, mas aqui é totalmente programado para fauna nativa. Então, a gente saiu um pouco da nossa missão original pra prestar apoio para esses animais a pedido das autoridades ambientais”.

Neste primeiro momento, os animais serão tratados até que se encontre um destino mais adequado para eles, através do Instituto Água e Terra, que é gestor de fauna do estado. “Lembrando que eles são exóticos, então todo o processo de destinação é um pouquinho diferente. Eles não vão normalmente para um criatório, não existem tantos criatórios de animais exóticos no Brasil. Existem legislações diferentes em cada estado em relação a essa fauna, mas é muito mais difícil de conseguir encaminhar para um criadouro. Eles podem eventualmente ir para a pesquisa, podem ir para um zoológico, então existem várias possibilidades”, destacou Rodrigo.

Na manhã de segunda-feira (02), as quatro falsas-corais e as oito cobras lianas verdes já tinham sido encaminhadas ao Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), em Piraquara, no Paraná. Além delas, 24 pítons também terão um novo lar em breve e serão conduzidas ao Cafs de Londrina.

Animais estão abrigados provisoriamente no Cafes Unicentro, que é especializado na fauna silvestre brasileira (Foto: Polícia Militar