Black Friday: Vendas online podem ser uma das melhores da história

Todas as datas comemorativas deste ano registraram aumentos no e-commerce em relação aos anos anteriores

A Black Friday 2020 poderá ser uma das melhores na história para as vendas online.  De acordo com dados do Ebit, todas as datas comemorativas deste ano registraram aumentos no e-commerce em relação aos anos anteriores, reflexo da pandemia do coronavírus. Em novembro, a tendência deve se repetir na Black Friday, o que oportuniza aos comerciantes se adaptarem para retomar as vendas.

Para a consultora do Sebrae/PR, Franciele Dulla, empreendedores que ainda não tem uma presença digital ou que querem ampliar a sua capilaridade, podem aproveitar o Guia de Marketplaces para encontrar uma plataforma e oferecer seus produtos ou serviços.

Além disso, segundo a consultora, é essencial que o empreendedor considere pontos básicos em seu planejamento como a gestão de estoque, as localidades que pretende atender, as taxas e o tempo de entrega antes de iniciar as vendas.

“O primeiro passo para qualquer ação é o planejamento, pois melhor que a venda é a fidelização desses clientes. Trabalhar com os clientes fiéis, divulgando a ação que pretende de forma prévia pelo WhatsApp ou e-mail pode gerar ainda mais engajamento e encantar também aqueles que já são clientes. Isso fará com que eles se sintam especiais e exclusivos”, indicou a consultora.

De acordo com a consultora, o empreendedor precisa ser criativo e buscar formas de encantar o cliente, gerando uma experiência única. O foco na boa experiência do consumidor fará com que essas pessoas indiquem o comércio ou produto para novos clientes. Outros itens importantes também devem ser levados em consideração e despontam como diferenciais no mercado, como o fator social alinhado ao comercial.

“Dependendo do nicho, o empreendedor pode aproveitar para fazer campanhas solidárias. Essa é uma tendência, porque muitos consumidores escolhem as empresas justamente por se engajarem em causas sociais. Se o empreendedor vende roupas, por exemplo, pode associar um desconto maior se o cliente trouxer uma outra peça de roupa para doar”, aponta Franciele.

Para apoiar os pequenos negócios na Black Friday 2020, o Sebrae lançou uma página dedicada ao tema. Neste espaço é possível encontrar vídeos, e-books, cartilhas e cursos com diversos conteúdos que oferecem dicas e orientações para aproveitar melhor o potencial dessa data promocional.