Mês da Mulher: SECULT promove exposição sobre artistas guarapuavanas

Iracema Trinco Ribeiro e Cybele Pinheiro Ribeiro são importantes nomes da história e da arte de Guarapuava

Está aberta ao público, no Museu Visconde de Guarapuava, uma exposição em comemoração ao mês da mulher. A exibição, promovida pela Secretaria de Cultura (SECULT), resgata a história de duas artistas plásticas importantes para Guarapuava: Cybele Pinheiro Ribeiro e Iracema Trinco Ribeiro.

“Estamos entusiasmados em trazer ao público a história de duas artistas visuais pioneiras de Guarapuava. É uma oportunidade de celebrar o talento e a contribuição dessas mulheres para nossa história.  Esperamos que esta exposição inspire e destaque a importância do papel das mulheres na arte e na história de nossa comunidade”, comentou a Secretária de Cultura, Rita Felchak.

Dona Iracema Trinco Ribeiro, nasceu em Curitiba e, se destacou como mestra guarapuavana da pintura. Ela produziu cerca de 400 obras em seus anos de carreira, retratando a história da cidade, figuras e lugares, além de regiões do Paraná e aspectos de religiosidade. Suas produções estão disponíveis em Guarapuava e em demais Estados do Brasil, assim como em outros países, como Estados Unidos, Alemanha, Itália, China e Suíça. Hoje, o Centro de Artes Municipal leva seu nome.

Cybele Pinheiro Ribeiro, nasceu em Guarapuava ,e mudou-se para o Rio de Janeiro aos 16 anos. Aprendeu pintura, escultura e cerâmica com artistas como Henry Chamberlain, Salvador Caruso, Henrique Cavalleiro, Edson Motta, Guttmann Bicho e outros. Aos 36 anos realizou sua primeira exposição em óleo sobre tela no Salão Fluminense de Belas Artes. Cybele foi a primeira professora de cerâmica do Brasil.

Serviço:

Exposição Mulheres Históricas

Data: 13 à 30 de março

Local: Museu Visconde de Guarapuava – Rua Visconde de Guarapuava, 288 – Centro, ao lado da Praça 9 de Dezembro

Horário: De segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.