Praça em frente à Unicentro é revitalizada e recebe nome de Terezinha Saldanha

Objetivo é homenagear a professora e pesquisadora, figura de grande relevância para a educação e para a preservação da história do município

A Prefeitura de Guarapuava realizou a reinauguração da Praça Professora Doutora Terezinha Saldanha, localizada em frente ao campus Santa Cruz da Unicentro. O espaço, que antes levava o nome de Juscelino Kubitschek, passou por um processo completo de revitalização e, agora, presta homenagem à professora e pesquisadora Terezinha Saldanha, figura de grande relevância para a educação e para a preservação da história do município.

Segundo o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, a revitalização representa a concretização de um sonho coletivo. “Essa praça é muito conhecida como Praça da Unicentro. A revitalização traz conforto, um espaço para as crianças do bairro se divertirem, espaço pet e o logo da nossa universidade. Ela está mais junto ao nosso câmpus universitário e é uma alegria ter esse espaço revitalizado, um sonho da nossa comunidade universitária”, destacou.

Professora Terezinha dedicou quase 40 anos à Unicentro e à preservação da história de Guarapuava

Homenageada – A vereadora Professora Bia é a autora da Lei que institui a homenagem. “A professora Terezinha tem uma história muito bonita aqui dentro da Unicentro. Ela foi professora de muitos historiadores da nossa cidade e nós precisamos fazer com que esses nomes fiquem pra história. É o mais justo”, ressaltou.

A família da homenageada recebeu a notícia com emoção. “A gente ficou muito feliz e muito agradecido, porque ela foi muito importante para toda a história de Guarapuava, preservando todo o arquivo histórico da cidade”, afirmou Bárbara Saldanha, sobrinha de Terezinha.

O reitor Fábio Hernandes reforçou o significado da homenagem. “Ela foi uma pessoa sempre voltada à educação superior, mas também à preservação da história e da cultura da nossa região”, completou.

Com a revitalização concluída, a expectativa é que a nova Praça Professora Doutora Terezinha Saldanha se torne um ponto de encontro e convivência segura e acolhedora para toda a comunidade guarapuavana.

“É um espaço público em que os universitários e a comunidade vão poder utilizar. É um grande projeto, tomara que seja muito bem utilizado pela comunidade acadêmica e do Santa Cruz”, finalizou o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala.

Deixe um comentário