Guarapuava conta com agroindustrialização e alternativas para o homem do campo

O Programa Vida Rural, com metas para os quatro anos de administração, foi fortalecido, com muitos benefícios

A Secretaria de Agricultura realiza um trabalho constante na área rural de Guarapuava. Neste ano, com o início da gestão, o foco foi estreitar a relação com os agricultores para descobrir quais eram suas demandas. O fruto dessas conversas foi o estabelecimento das principais estratégias de atuação da Secretaria. 

O Programa Vida Rural, com metas para os quatro anos de administração, foi fortalecido. Dentre as metas está a pavimentação de estradas rurais, a implantação de assistência técnica efetiva nas propriedades, a diversificação na produção, a agroindustrialização da matéria-prima produzida nas propriedades, a comercialização da produção e o turismo rural.

Em 2021, o Projeto Agente de Desenvolvimento do Campo prestou assistência técnica nas áreas econômica, social e ambiental aos pequenos e médios produtores rurais em Guarapuava. Já na Agroindústria familiar, foi realizada a seleção dos produtores aptos a receber a tecnologia em suas propriedades.

O projeto de Produção de Hortaliças, teve os grupos formados e o trabalho iniciado tanto no cultivo de legumes e verduras, quanto de frutas em geral. O Mercado Produtos da Terra teve o comércio fortalecido, com a adesão de mais produtos. Já a Feira do Produtor e a Feira Solidária, foram retomadas, após o período de paralisação por conta da pandemia.

A principal atuação da Secretaria de Agricultura foi dar andamento aos processos de regularização fundiária do município que estavam parados há algum tempo. A maior conquista foi a aprovação da Lei Municipal que estabelece as normas do programa municipal.

A intenção é que, com a resolução dos processos, seja realizado o maior projeto de Regularização Fundiária da história de Guarapuava. Outros projetos, como a ampliação da Ovinocultura e do Abastecimento de Água, que em 2021 estavam em fase licitatória, devem ser efetivados em 2022.

O projeto de pavimentação rural em pontos críticos, também em fase de elaboração e captação de recursos, será executado no ano que vem. Seis quilômetros de estradas, com pedras irregulares ou asfalto, serão construídas em áreas rurais.

Serão feitos, em parceria com a Sanepar e com os beneficiados, mais poços artesianos e aprimoradas as redes de abastecimento levando o abastecimento de água nas comunidades. A proteção das nascentes também é prioridade para garantir o acesso das futuras gerações.

Já os programas de Produção de Pequenas Frutas, Ovos Caipiras, Hortaliças e Frutas continuarão e serão expandidos para atender um contingente maior de produtores, aumentando suas fontes de renda e fomentando a economia.