Unicentro comemora 54 anos de Ensino Superior em Guarapuava
A universidade nasceu a partir da fusão entre a Fafig e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (Fecli)
Tudo começou em 1970, quando a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) foi fundada. De lá para cá, o município vivenciou grandes avanços na ciência, como a abertura de inúmeros novos cursos e a formação de profissionais qualificados nas mais diversas áreas. Foi justamente a partir da fusão entre a Fafig e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (Fecli) que a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) nasceu. Diante de tantas transformações e evoluções, na última quarta-feira (28), a universidade comemorou os 54 anos do Ensino Superior em Guarapuava.
“Para a Unicentro, e para o Ensino Superior da cidade, completar 54 anos é um motivo de muita conquista, de muito orgulho. Claro, se pensar em outras universidades mundo afora, é uma universidade jovem, é uma universidade recente. Mas, o pontapé inicial foi dado e agora compete à toda a comunidade acadêmica, professores, alunos e funcionários levar adiante o legado idealizado lá atrás”, comentou o vice-diretor do Câmpus Santa Cruz, Gilmar Evandro Szczepanik.
O evento foi realizado junto com o segundo encontro da Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro (Adau). Os professores que integram esse projeto fizeram parte da história da universidade e permanecem em contato com a vida acadêmica, mantendo, assim, uma forte ligação com a instituição.
“Nós queremos continuar sempre participando da Unicentro, porque antes da existência da Adau, os professores se aposentavam e encerravam a sua carreira, não tinham mais ligação nenhuma (com a universidade)”, compartilhou o presidente da associação, Ronaldo Jorgensen.
Para o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, os docentes que compõem a Adau foram os precursores que permitiram que o Ensino Superior público de Guarapuava tomasse os rumos da transformação. “É uma grata satisfação poder estar vivendo este momento na questão da Universidade, com ex-professores e professores que marcaram a história da antiga Fafig”, afirmou.
O momento da festividade também foi marcado por uma homenagem dedicada a professores que começaram com a Fafig – Ronaldo Canto Jorgensen; Nelson Zagorski; Déa Maria Ferreira; Ruth Rieth Leonhardt; e Deris Souza Matos.
Além disso, o Centro de Documentação e Memória da Unicentro (Cedoc) recebeu a doação de um jornal de 1973, no qual consta uma matéria sobre a primeira formatura da Fafig, e de documentos que registram a legalização de propriedade do terreno e dos prédios da mesma instituição. Assim, essa história que será contada tantas outras vezes para as futuras gerações, ficou ainda mais enriquecida.
Também estiveram presentes na celebração a comunidade acadêmica, servidores, estudantes e estagiários, além da diretora do Câmpus Santa Cruz, Roseli de Oliveira Machado, e do diretor do Câmpus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara. Após a comemoração, destacou o vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas, “a Unicentro segue na missão educacional e de progresso com a sociedade”.
“Hoje nós vemos os frutos dessas pessoas vitoriosas, que levantaram a bandeira do ensino superior sendo confirmados por essa geração que está hoje estudando, sendo agente universitário, estagiário, estudante, professor. Então, para a Unicentro é uma alegria, é um momento de agradecimento à Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro. Que possamos comemorar muitos outros 54 anos da vida do Ensino Superior aqui na nossa cidade”, finalizou.