Senac PR inicia inscrições para cursos técnicos gratuitos
Instituição ofertará duas vagas por turma de curso, além de turmas exclusivas pelo Programa Senac de Gratuidade
O Senac PR abre, nesta terça-feira (16), as inscrições de cursos técnicos nas modalidades presenciais e à distância para o 2º semestre do ano. As turmas ocorrem em todo o estado, em cursos nas áreas de saúde, gestão, tecnologia, design, gastronomia e turismo. A instituição também está ofertando a oportunidade de fazer um curso técnico de graça. São 276 vagas gratuitas em várias unidades do Senac.
Em cada uma das 56 turmas de cursos técnicos presenciais são disponibilizadas duas vagas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), direcionado a pessoas de baixa renda. Ainda há sete turmas de cursos técnicos 100% gratuitas nas cidades de Arapongas, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Prudentópolis.
O edital para se candidatar às vagas do PSG será lançado no dia 16 de maio, exclusivamente pelo site www.pr.senac.br. Os candidatos serão classificados para a matrícula de acordo com a ordem de inscrição no processo seletivo, obedecendo rigorosamente ao número de vagas disponíveis, desde que atendam aos critérios específicos de cada curso e ao critério de renda referente ao PSG.
Se o candidato selecionado não atender aos pré-requisitos e/ou não apresentar a documentação exigida, a vaga será destinada para a próxima pessoa inscrita.
Quem pode participar
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é direcionado a pessoas que possuem renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais.
Para calcular a renda per capita basta somar as rendas de todos os membros da família empregados e dividir pelo número de integrantes do grupo familiar.
Cursos Técnicos
Os cursos técnicos são uma categoria de destaque na educação profissional e possibilitam uma visão ampla de conhecimento da área escolhida para a formação.
Com carga horária mínima de 800 horas e duração média de um ano e meio, uma formação técnica é mais específica, focada em conhecimentos voltados para a prática.
A habilitação técnica também permite com que o aluno, ao concluir o curso ou determinada carga horária, solicite seu credenciamento junto aos respectivos conselhos profissionais para que possa exercer a profissão escolhida.