Projeto Florescer da Unicentro recebe homenagem da Câmara

Foco principal do programa é o combate à violência contra a mulher e o desenvolvimento de ações nas escolas públicas da rede municipal

A Câmara de Vereadores de Guarapuava aprovou e entregou, durante a sessão dessa segunda-feira (08), Moção de Aplausos e Congratulações ao projeto de extensão universitária Florescer, da Unicentro. Criado em 2015, tem como foco o combate à violência contra a mulher e desenvolve ações nas escolas públicas da rede municipal com alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, que têm entre 8 e 9 anos de idade.

Sob coordenação da professora Ariane Pereira, as oficinas apresentadas às crianças são baseadas na educomunicação e na dramaturgia do telejornalismo e abordam equidade de gênero. Desde o início das atividades, já foram envolvidas aproximadamente 700 crianças no projeto e os resultados são perceptíveis.

De acordo com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres, houve um aumento médio de 40% na procura por atendimento por parte de mulheres nos bairros por onde o projeto passou, “evidenciando que, além de possibilitar que as crianças desnaturalizem a violência contra a mulher, elas são entes ativos, estimulando as mães a procurarem ajuda”.

Para a professora Ariane, a iniciativa é de extrema relevância para a universidade e para a sociedade como um todo. “A Maria da Penha diz que ‘quando a violência acaba, a vida floresce’. O Florescer representa a possibilidade de que meninos e meninas cresçam livres de estereótipos de gênero, sem preconceitos e, com isso, estamos construindo uma sociedade sem violência contra a mulher. Todo mundo ganha”, disse.

O requerimento para a homenagem é de autoria das vereadoras Bruna Spitzner, professora Bia, Professora Terezinha e Cris Wainer.