Primeira edição do EducaEI será na próxima quinta-feira em Guarapuava

Encontro vai reconhecer práticas pedagógicas exitosas e promover a discussão e troca de experiências entre as professoras

Na próxima quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza a primeira edição do EducaEI, o encontro de Educação Especial e Inclusão, no Espaço Fiori Eventos.

O objetivo da ação é dar visibilidade para as práticas desenvolvidas, além de integrar a comunidade escolar e valorizar o trabalho realizado pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, o projeto visa potencializar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores nas salas de recursos multifuncionais e classes especiais em Guarapuava.

O evento contará com aproximadamente 350 participantes, entre diretores, pedagogos, orientadores, professores de salas de recurso multifuncionais, classes especiais, professores do ensino regular, educadores, profissionais de apoio, autoridades e convidados.

“A educação especial é uma área desafiadora e recompensadora, que requer não apenas conhecimento, mas compreensão, empatia e paixão. E as nossas professoras são os pilares dessa abordagem inspiradora.

O EducaEI foi projetado para enriquecer ainda mais as práticas de ensino e criar um espaço para troca de conhecimentos e experiências, porque ao aprimorar as metodologias de nossos educadores, estamos construindo um sistema educacional mais forte, capaz de atender às diversas necessidades de nossos alunos”, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

O 1° EducaEI vai promover a compreensão, conscientização, aprimoramento e a melhoria da educação especial e inclusiva, ao colaborar na busca por soluções eficazes para garantir um fazer educacional de qualidade.

A professora Bárbara Martins de Lima Delpretto, e a neuropsicóloga Luana Bredo, são as palestrantes do encontro. As duas vão compartilhar conhecimentos e práticas relacionadas ao Atendimento Educacional Especializado. Ao fim da programação, ainda será realizada uma mesa-redonda entre os participantes, promovendo um espaço de diálogo e interação entre profissionais da área.

“A iniciativa foi pensada para sensibilizar as pessoas a respeito da inclusão, a importância do acolhimento no processo escolar das crianças especiais e trazer conhecimento. O EducaEI se trata de uma amostra pedagógica para socializar, para partilha de trabalhos e atividades bem desenvolvidas nas unidades de ensin. Haverá muita troca de experiâncias, além de enriquecer a prática pedagógica de todos os presentes”, destacou a diretora do Departamento de Educação Básica, Ana Paula Werzel da Rocha.

Segundo a equipe responsável por organizar o encontro, ao reunir especialistas, educadores e específicos, o evento busca criar um ambiente propício para a discussão de ideias. Além disso, o EducaEI pretende fornecer informações atualizadas, fomentar a colaboração entre os envolvidos e inspirar ações para o fortalecimento da comunidade que trabalha em prol da educação especial.

Programação:

8h30 às 9h15: Credenciamento e Mostra Pedagógica

9h15 às 9h45: Abertura

9h50 às 10h: Apresentação Cultural

10h às 11h30: Bárbara Martins de Lima Delpretto – “Gestão escolar na perspectiva da Educação Inclusiva: desafios e ações

11h30 às 13h30: Almoço

13h30 às 14h: Credenciamento e Mostra Pedagógica

14h às 14h10: Apresentação Cultural

14h15 às 15h45: Luana Breda – “Transtornos Funcionais Específicos”

15h45 às 16h: Apresentação Cultural

16h às 17h: Mesa Redonda