Na manhã desta quinta-feira (24), o Prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, assinou um decreto que garante a manutenção dos serviços essenciais para população, como Samu, ambulâncias, coleta de lixo, suporte ao trânsito, transporte escolar (frota própria), Conselho Tutelar, Fundação Proteger, TFD (Transporte Fora do Domicílio) e Defesa Civil.
O decreto é necessário considerando a paralisação nacional dos caminhoneiros, iniciada na última segunda-feira (21), e que está acarretando a falta de combustíveis nos postos da cidade, assim como em todo o país. Dessa forma, as obras da SURG com caminhões e tratores estão suspensas, assim como os serviços de rotina administrativa da Prefeitura de Guarapuava, que dependem da circulação dos veículos.
No decreto, consta ainda a autorização do Município à Pérola do Oeste para suspender as linhas extras do transporte público coletivo, até a regularização do sistema de abastecimento de combustível. A frota do transporte escolar está funcionando normalmente, assim como as escolas municipais.
A partir desta quinta-feira (24) até domingo (28), um comitê formado pelo prefeito e secretários, está acompanhando a situação e, caso necessário, será emitido outro decreto com novas medidas. Nós entendemos a legitimidade da paralisação, entretanto as consequências atingem diretamente a população, por isso medidas emergenciais como essas são necessárias para a garantia do funcionamento dos serviços essenciais e de interesse público, afirmou o prefeito.