População ainda pode opinar sobre o Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Questionário online também é voltado para outros setores como a indústria e o comércio

A prefeitura de Guarapuava, por meio da secretaria de Meio Ambiente, prorrogou a disponibilidade dos questionários online que buscam ouvir a população na atualização do plano de gestão de resíduos sólidos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, até o momento, a adesão popular foi muito boa, porém, é preciso, também, envolver na discussão outros setores.

“Tivemos uma adesão muito significativa do povo guarapuavano, mas ainda reforçamos que as pesquisas também abrangem indústrias, agroindústrias e comércio. As respostas são fundamentais para traçarmos perspectivas ambientais em todos os âmbitos do município para os próximos 20 anos”, ressaltou o secretário. 

De acordo com a prefeitura, o plano é elaborado pela empresa Envex Engenharia, vencedora do processo licitatório, e para que o projeto cumpra com as demandas municipais, esta etapa inclui ouvir a opinião da comunidade.

O objetivo do Plano é promover a saúde pública e a qualidade ambiental do município, permitindo adequar a gestão dos resíduos às diretrizes do Ministério do Meio Ambiente.

Os questionáriosonline são respondidos anonimamente, contendo perguntas diferentes para cada público, como a separação de resíduos recicláveis, quantidade aproximada de geração e o destino de cada um. Confira abaixo o link disponível para cada um deles:

População

Comércio e serviços

Indústrias

Agricultura e agroindústria

Em Guarapuava, o plano será desenvolvido através com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, aprovado pelo Conselho de Meio Ambiente. A atualização atende a Lei Federal 12.305/10, que institui aos municípios medidas de atenção ao tratamento dos resíduos sólidos