Nesta quinta, tem mais uma ‘Manhã de Ciências’ no Câmpus Cedeteg

Objetivo é a interação entre a comunidade acadêmica e os alunos dos ensinos Fundamental e Médio da região

Em mais um esforço dedicado à promoção do aprendizado e à interação entre a comunidade acadêmica e os alunos dos ensinos Fundamental e Médio, a quarta edição da Manhã de Ciências ocorre, nesta quinta-feira (24), no Câmpus Cedeteg. Objetivo é proporcionar uma experiência envolvente e informativa, permitindo que os alunos conheçam os cursos de graduação e os projetos desenvolvidos pelo câmpus e pela Unicentro.

O diretor do Câmpus Cedeteg, professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, expressou entusiasmo pela quarta edição do evento que, desde o seu início, se firmou como um momento valioso para apresentar aos visitantes o mundo da educação superior e da pesquisa. Ele ressaltou que o compromisso da universidade é sempre estabelecer conexões significativas com as escolas da região.

“A proposta do evento é a interação dos estudantes da Educação Básica com os nossos cursos de graduação. Praticamente todos os cursos da Unicentro estarão presentes para que esses alunos consigam ter mais detalhes do que cada curso tem a oferecer, o que cada curso faz e a interação também com seus objetos científicos”, enfatizou.

Segundo Ricardo, serão mais de 40 barracas, onde os participantes terão a oportunidade de explorar 23 cursos distribuídos entre os setores de Agrárias e Ambientais; Exatas e Tecnologia; Ciências Humanas, Letras e Artes; e Saúde. Além das exposições de cursos, a Manhã de Ciências oferecerá uma variedade de atividades, incluindo mostras de projetos de extensão e pesquisa, Museu de Ciências Naturais, Museu de Ciência Forense do Paraná e serviços ofertados pela Unicentro, além da Feira Agroecológica, com apresentações culturais e praça de alimentação.

O evento deste ano será realizado em conjunto com o ‘Walking Tour Unicentro’, ação coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e que promove visitas e tours monitorados aos câmpus da universidade.

“Neste ano, nós temos a parceria com o projeto ‘A Unicentro na escola e a escola na Unicentro’, que desenvolve o ‘Walking tour’. Os estudantes vão poder conhecer as instalações e laboratórios didáticos, laboratórios de pesquisa, assim como clínicas, que nós temos aqui vinculados aos cursos de graduação.

Eles vão ter a possibilidade de interagir com nossos acadêmicos, com os nossos professores, os objetos científicos, os materiais didáticos e também as instalações de cada curso”, contou Ricardo.

Já estão confirmadas as visitas de colégios públicos e particulares de Guarapuava, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Reserva do Iguaçu. A expectativa é atrair mais de 2 mil estudantes dispostos a explorar o que a Unicentro tem de melhor.