Mercado Produtos da Terra reabre suas portas

Atendimento será de segunda a sábado, das 12h às 19h, anexo a rodoviária

Pra quem já estava sentindo falta de uma visita ao Mercado Produtos da Terra, para comprar produtos de qualidade e com boa procedência, o espaço reabriu suas portas.

Conforme a prefeitura, desde segunda-feira (10), verduras, legumes, pães caseiros, bolachas, bolos, ovos, mel e artesanato estão entre os produtos, de qualidade, que voltarão a ser comercializados de forma presencial no Mercado Produtos da Terra, anexo a Rodoviária.

O atendimento ao público será retomado de segunda a sábado, do meio-dia às 19h, com a adoção de todas medidas de prevenção e segurança determinadas pelas autoridades sanitárias.

A aposentada Doraci Kraemer não “via a hora do mercado voltar”. Ela conta que, devido ao período de restrição, comprava seus produtos pelo site, mas, para a aposentada, não era a mesma coisa.

A gente não só para fazer compras, mas, também, para passear, encontrar os amigos, fazer lanche, ver as novidades. Pela internet é mais cômodo, mas é mais chato. Prefiro ir pessoalmente. É bem mais legal, além de gente mesma poder escolher os produtos que a gente quer”, confessou Doraci, que garantiu tomar todos os cuidados pra evitar o coronavírus.

A senhora Doraci pode ficar sossegada quanto a isso. Para a maior segurança de todos os consumidores, como explicou a coordenadora do Mercado Produtos da Terra, Vandeca Chizini da Fonseca, serão seguidos todos os protocolos de saúde, com a disponibilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras, distanciamento em filas e entrada controlada.

“Contamos com a participação de 30 empreendedores solidários que se revezarão em escalas semanais no atendimento”, explicou a coordenadora. 

Além disso, segundo a coordenadora, prezando pela segurança do público e dos empreendedores, e respeitando as determinações municipais, não será permitida a entrada de pessoas que integram os grupos de risco da Covid-19.

Lembrando que  o grupo de risco,  conforme um guia estabelecido pelo Ministério da Saúde, são:. 

– pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, conforme juízo clínico;

–  crianças de 0 a 9 anos;

– cardiopatas graves, pneumopatas ou descompensados, imunodeprimidos, doentes renais crônicos em estágio avançado (graus 3, 4 e 5), diabéticos, gestantes de alto risco, puérperas e lactantes, conforme juízo clínico.

“Para esse público e também para aqueles que não puderem se deslocar até a sede do Mercado, manteremos as vendas online, através da parceria com o site Compre do Produtor, garantindo assim o atendimento e a manutenção da segurança”, acrescentou Vandeca.

Mercado Produtos da Terra – Inaugurado no fim do ano passado, o Mercado é o primeiro espaço público no município que trabalha com a Economia Solidária, um método que gera cooperação, autogestão, sustentabilidade e prosperidade entre os participantes do programa.

A partir dessa concepção, o público pode adquirir variedades como defumados, galinhas caipiras, artigos religiosos, artesanatos e lembranças da cidade, com a garantia de que o modelo de negócio adotado ali promove autonomia e geração de renda aos trabalhadores informais da cidade.

O empreendimento solidário é resultado de uma parceria da secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres com a secretaria de Agricultura. O espaço é cedido pela Prefeitura de Guarapuava para o Programa Municipal de Economia Solidária.

“O mercado é um espaço onde as pessoas, das mais simples até as mais preparadas, poderão expor o trabalho para tornarem-se reconhecidas e consequentemente mais renda para as famílias”, disse o secretario de Agricultura, Ademir Fabiane.