Maio Amarelo: o mês da conscientização no trânsito
Durante todo o mês, acontecem palestras em escolas, atividades conjuntas com prefeituras, ONGs, além de ações nas 101 unidades do Detran em todo o Paraná
Minha escolha faz a diferença, este é o lema da Campanha Maio Amarelo, que este ano pretende mostrar à comunidade que todos são responsáveis pelo bom andamento do trânsito nas cidades e rodovias. O mês de maio é de alerta para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres de todo o mundo. A campanha internacional Maio Amarelo – Atenção pela Vida marca a mobilização para a diminuição dos índices de mortes e acidentes de trânsito. Por isso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) preparou uma série de ações educativas em todo o Estado. Serão palestras, teatros, blitz, visita às escolas, universidades, passeios ciclísticos e passeatas ao longo do mês.
Vamos trabalhar com diferentes públicos e materiais pensados para cada um deles. Teremos a continuação da campanha PerigosaMente, que usa desenho animado e jogos, para falar com as crianças. Trata-se de uma ação pensada no público jovem para as redes sociais. Teremos também um vídeo para TV voltado para o público adulto, além de peças gráficas, spots para rádio e campanhas online, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Serão mensagens diferentes, mas com a mesma ideia central: no trânsito cada escolha importa. Dirigir embriagado não é acidente, é escolha. Isso vale para quem fala ao celular ao volante, atravessa fora da faixa de pedestre, não usa capacete, não respeita os limites de velocidade e tantas outras atitudes que adotamos diariamente, completa ele.
ALGUMAS ATIVIDADES
Nessa sexta feira (05), Dia Mundial do Trânsito, o Governo do Paraná lança a campanha 2017 junto com entidades parceiras. A solenidade, com o governador Beto Richa, acontece às 10h, no Palácio das Araucárias.
No mesmo dia, a partir das 22h, equipes do Detran fazem a ação “Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija”, em parceria com a equipe do projeto Balada Protegida da prefeitura de Curitiba.
Em Maringá, na região noroeste do Estado, o Detran terá stand na Expoingá – entre os dias 4 e 14 de maio – e fará atendimento ao público, além de promover atividades de educação infantil durante o dia e ações do Se Liga no Trânsito durante a noite.
Nos dias 11 e 12, o atendimento ao público do Departamento e atividades educativas estarão em Palmital, na feira Paraná Cidadão. Em Curitiba, também no dia 12, acontece uma blitz educativa para pedestres, na rua XV de novembro, a partir das 9h.
Em Castro, nos dias 12, 13 e 14, o Detran fará palestras, jogos e brincadeiras no Parque Lacustre. A cidade terá ainda blitz para pedestres no dia 20, blitz para motoristas no dia 26 e encerrará o mês com um passeio ciclístico no dia 31.
No dia 20, o BPtran e a Conciclo realizam um passeio ciclístico interparques, a partir das 8h30, nos parques da Capital.
No dia 27, Dia Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito, será feita uma caminhada pela vida. A saída será às 9h, da praça Santos Andrade até a Boca Maldita. À noite, equipes do Detran farão abordagens educativas no Curitiba Country Festival, alertando sobre os perigos de beber e dirigir.
EM GUARAPUAVA
Em Guarapuava, as ações de conscientização no trânsito serão organizadas pelo CPET (Conselho Permanente de Educação Para o Trânsito de Guarapuava). O CPET é coordenado pelo CONCEJUG (Conselho de Cidadania, Ética e Justiça de Guarapuava) e conta com a participação de representantes da ACIG, COMUTRA, CONCEJUG, Corpo de Bombeiros, DETRAN, Polícia Militar, PROET, Rotary, RPC e SETRAN.
A primeira atividade do grupo será realizada no sábado, dia 06, das 9h30 às 13 horas, na Rua XV de Novembro, em frente ao calçadão da Praça 9 de Dezembro. Durante a ação, acontecerá uma blitz educativa com orientações sobre as leis de trânsito. Também serão realizados testes com etilômetro, orientações sobre primeiros socorros, entre outros.