Localidades rurais de Guarapuava têm suas nascentes protegidas

Nessa terça-feira (25), a Secretaria de Agricultura deu início à proteção e preservação de fontes de água na comunidade Rosa, no distrito do Guará

A Secretaria de Agricultura segue com o projeto de abastecimento de água às comunidades rurais. Na tarde desta terça-feira (25), a equipe técnica da secretaria deu início à proteção e preservação de fontes de água na comunidade Rosa, no distrito do Guará. 

“Nesse momento de falta de chuva, falta de água que vem afetando as propriedades, se faz necessário uma análise mais técnica nas propriedades, visando o bem estar dessas famílias. Então, a nossa equipe trabalha fazendo a proteção desta fonte d’água. No caso desta de hoje, pode abastecer entre duas a quatro famílias”, explicou o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.

A fonte protegida nessa ação tem capacidade de abastecimento diário de aproximadamente 9 mil litros de água. Entre as propriedades que vão ser beneficiadas está a do agricultor Fernando César Fernandes, que mora com a família na comunidade desde 2013.

“Nós ficamos muito honrados em poder contar com a Secretaria da Agricultura. Essa fonte veio em uma boa hora, a realidade tem mostrado o quanto a água tem ficado cada vez mais escassa, então a preservação dela é algo que não tem nem valor, é uma coisa que vai além, uma coisa que vai ficar para os nossos filhos”, contou.

Projeto – O método de proteção de nascentes consiste na limpeza ao redor da fonte, criando um reservatório que é preenchido com pedras que farão a filtragem da água. Depois, o espaço é coberto com uma lona e terra. As paredes e cobertura são feitas com uma mistura de solo e cimento, e uma tubulação é instalada para escoamento da água até as propriedades.

A técnica busca manter as fontes preservadas e protegê-la de interferências de fatores externos que podem reduzir a vazão ou até mesmo secá-las, como o acesso de animais, resíduos de agrotóxicos das lavouras trazidos pelas chuvas, sujeiras, além de recuperar a vegetação em torno da nascente.

Estiagem – As equipes da secretaria seguem realizando estudos em outras áreas e localidades que estão sendo afetadas pela falta de chuva, para proteger mais nascentes ou viabilizar a perfuração de poços artesianos.