Guarapuava tem início das obras de desobstrução de galerias pluviais

Trabalho, que começou pelo Centro, vai se estender aos bairros com pontos de alagamento durante fortes chuvas

Começou, hoje, o serviço de desobstrução de galerias pluviais da cidade. O trabalho, feito pela equipe da Secretaria de Obras, iniciou pelo Centro e vai se estender aos bairros com pontos de alagamento durante fortes chuvas. Neste momento, as equipes atuam entre as ruas Brigadeiro Rocha e Guaíra e seguirão no entorno da Praça Cleve.

Nos próximos dias, o serviço será feito na Avenida Moacir Júlio Silvestre e, na sequência, em ruas do bairro Trianon. De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, ao longo dos anos, muitas galerias ficaram obstruídas pelo acúmulo de pedras, restos de construção e lixo, e a retirada manual não seria viável. Esse trabalho vai deixar o trânsito congestionado em alguns locais, por isso, peço a compreensão da população, mas sabemos que é para o bem da cidade. Vamos melhorar o escoamento das águas das chuvas e minimizar o problema dos alagamentos, afirmou o prefeito.

A limpeza é feita com um caminhão de hidrojato que faz a sucção da sujeira acumulada na tubulação. Segundo a secretaria de Obras, todos os pontos com problemas já foram mapeados. A desobstrução das galerias será feita gradualmente durante o próximo ano, atendendo todos os bairros da cidade. Ainda segundo a secretaria, essa tecnologia que está sendo utilizada evita uma operação mais agressiva como a destruição de asfaltos, manilhas e calçadas para retirar o lixo, o que causaria transtornos, demora e mais gastos. Restos de construção civil, garrafas pet, isopor e todo tipo de lixo para nas galerias estão sendo retirados.

Para o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, com a realização deste trabalho, nas próximas chuvas não haverá mais problemas. Nos próximos dias, outro caminhão deve reforçar o trabalho de limpeza das galerias. Nos bairros, também é feito o desassoreamento de rios e córregos para evitar alagamentos nas regiões próximas durante as chuvas.

(Foto: Luca Soares/Extra Guarapuava) tecnologia que está sendo utilizada evita uma operação mais agressiva como a destruição de asfaltos, manilhas e calçadas para retirar o lixo