Escolas municipais recebem teclado inteligente para alunos com deficiência

O aparelho será utilizado no auxílio da comunicação aumentativa e alternativa durante os atendimentos educacionais especializados

A Secretaria Municipal de Educação (SME) entregou seis novos Teclados Inteligentes Multifuncionais (TiX) para escolas da rede municipal de ensino. O aparelho vai auxiliar no atendimento e comunicação de alunos com deficiência, e possibilitar a acessibilidade e inclusão de crianças atendidas pelas escolas.

“Estamos mais uma vez unindo a educação, a tecnologia e a inovação para proporcionar aos nossos alunos uma educação de ainda mais qualidade. Este é um grande passo para o desenvolvimento de nossos alunos. Fico muito contente com esse grande avanço em nossa rede municipal de ensino”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Receberam os aparelhos as escolas municipais: Professora Carmen Teixeira Cordeiro, Dom Bosco, Carolina Gorsionkevicz Franco, Iná Ribas Carli, Padre Estanislau Cebula e a escola São José, que vai compartilhar o uso com o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).

“Sabemos que o atendimento especializado pode ser desafiador, então precisamos reconhecer as possibilidades alternativas nos processos educacionais e comunicativos para que nossos alunos tenham oportunidades integrais no aprendizado. O teclado inteligente vem para isso, para enriquecer ainda mais as práticas de ensino e criar um espaço para troca de conhecimentos e experiências, aprimorando as metodologias dos nossos educadores com novas tecnologias”, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

“O objetivo da Secretaria com esse recurso é facilitar que as crianças possam ter acesso e dar autonomia para que elas possam estar utilizando o computador, o notebook, o celular, qualquer recurso tecnológico. Então, este teclado vem para facilitar o acesso para todos os alunos”, pontuou a assessora pedagógica de Educação Especial da SME, Mônica Cristina Menon Folador.

Atualmente, a rede de ensino de Guarapuava conta com 57 salas de recursos multifuncionais distribuídas entre 44 unidades.

“O TiX vai funcionar como mais uma ferramenta disponível para gente estar trabalhando com os alunos. Esse tipo de equipamento viabiliza um novo formato de atendimento. Hoje, nós temos crianças com inúmeras deficiências, transtornos e a gente precisa usar de várias metodologias para estar trabalhando com essas crianças, e o Tix colabora com isso, ele é mais uma ferramenta para gente estar trabalhando com esse público”, completou a coordenadora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), Tatieli Aparecida Zevikóski.

Sobre o aparelho

O Teclado Inteligente Multifuncional apresenta uma série de oportunidades onde o professor ou o técnico tem a possibilidade de criar as ferramentas de acordo com a necessidade do aluno. Trata-se de um painel com 11 botões coloridos e sensíveis ao toque que substitui integralmente o mouse e o teclado convencional.

O Programa Educacional TiX é composto por tecnologias assistivas e plataformas de software. O conjunto equipa salas de recursos de escolas da rede municipal de ensino com o intuito de facilitar a Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com deficiência, tanto físicas quanto cognitivas não-estimuláveis.

Além do teclado, o conjunto dispõe do “Botão Tix”, um acionador mecânico que pode ser pressionado por qualquer parte do corpo e o “Penso” um acionador pneumático por pressão de ar. A instituição também recebeu o “A-blinX”, um acionador de piscadelas que permite pessoas com deficiência motora severa a escrever, se comunicar e utilizar tecnologias. Composto por um pequeno sensor eletrônico, o equipamento detecta o piscar dos olhos.

“A importância desse aparelho é trazer o mundo digital para pessoas com deficiência física, oportunizando essas pessoas, para que com esse tipo de equipamento eles tenham condições e possibilidades de utilizar qualquer aparelho tecnológico. Uma pessoa com o comprometimento físico que não tem a condição física de utilizar um mouse, através deste equipamento ela consegue utilizar com total autonomia qualquer dispositivo móvel”, ressaltou o consultor do Programa Educacional TiX Letramento, Deyvid Aciprest.

Guarapuava é uma das cidades precursoras dessa tecnologia no estado, possibilitando a inclusão de alunos em atendimentos especializados e promovendo o avanço tecnológico da educação municipal guarapuavana.