Em 2019, Paraná Cidadão fez 265 mil atendimentos

O programa promoveu 23 feiras que ofertaram mais de 30 serviços gratuitos à população

O Paraná Cidadão fechou 2019 com cerca de 265 mil atendimentos, um aumento de 66,5% em comparação ao ano passado – em 2018 foram 156 mil. A última feira de 2019 terminou nesta sexta-feira (13), em Santa Helena, no Oeste do Estado. O programa promoveu 23 feiras que ofertaram mais de 30 serviços gratuitos à população.

O Paraná Cidadão passou neste ano pelos municípios Campo Magro, Piraquara, Porto Barreiro, Nova Aurora, Mandirituba, Palotina, Carlópolis, Porecatu, Assaí, Clevelândia, Jaguariaíva, Querência do Norte, Rondon, Santa Isabel do Oeste, Almirante Tamandaré, Jandaia do Sul, Guaraniaçu, Colombo, União da Vitória, Guaratuba, Campo Largo, Cascavel e Santa Helena.

Atendimento – O Paraná Cidadão acontece durante três dias. No primeiro é disponibilizada a emissão de carteira de identidade e CPF exclusivamente para crianças e adolescentes – o serviço faz parte do Programa Criança e Adolescente Protegidos, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) em parceria com o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Justiça, Família e Trabalho; de Segurança Pública; e da Educação e do Esporte Educação, entre outras.

Nos outros dois dias o atendimento é para o público em geral. A feira oferece emissão de carteira de trabalho, IdJovem, RG e CPF, cadastro para a tarifa social de água e luz, curso de smartphone para idosos, orientação jurídica e nas áreas de direitos humanos, defesa do consumidor, assistência social, saúde, educação, segurança, trânsito, habitação, inclusão digital, além de atividades de cultura e lazer, entre outros.

Última do Ano – A feira de serviços Paraná Cidadão registrou em torno de 4 mil atendimentos em Santa Helena. A 23ª edição deste ano ofereceu mais de 30 opções de serviços de graça. O evento é promovido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a prefeitura e parceiros voluntários.

Adam Robô – As Feiras da Cidadania e o Programa Paraná Cidadão contarão com uma novidade a partir de janeiro de 2020 – o Adam Robô – aparelho desenvolvido no Paraná que faz exames completos de visão em minutos. Iniciada como um projeto-piloto, a ação proposta pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho será realizada por meio do Programa Criança e Adolescente Protegidos, coordenado pela secretaria estadual, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná e com a Associação Paranaense de Oftalmologia.