Conheça a Rota do Vinho de Bituruna

A cidade conquistou o patamar de maior produtora de vinhos do Paraná e busca agora o reconhecimento de Indicação Geográfica “IG”, da uva casca dura

A cidade de Bituruna com cerca de 17 mil habitantes se consolidou nos últimos anos com a capital do Estado na produção de vinhos, com direito a Lei Estadual de reconhecimento. Com forte tradição na vitivinicultura, que vem da descendência italiana, de famílias que migraram para o município no século passado, que trouxeram com elas a cultura e costumes das videiras e na forma de produzir um vinho de um paladar diferenciado. Com a passar dos anos Bituruna conquistou o status como maior produtor de vinhos do Paraná. Atualmente são cinco vinícolas e centenas de produtores, que produzem tipos de uvas que dão um resultado de vinhos com sabor especial, agregando outras ações como o turismo rural e a gastronomia típica italiana. Atualmente contamos com cinco vinícolas, com a rota de visitas do vinho. Junto com isso tem a questão gastronômica numa culinária típica italiana. O município tem registrado centenas de visitantes semanais, explica o prefeito Claudinei de Paula Castilho, que gosta de ser chamado de forma carinhosa de Neguinho da Escotel.

    De acordo com o gestor ao longo dos anos o município tem feito boas parcerias via associação de vinicultores e Comtur. Outro desafio está sendo trabalhado juntamente com o Sebrae que é a formação para que a cidade conquiste a Indicação Geográfica IG, da uva casca dura. Uma variedade que tem sido o diferencial dos nossos vinhos, com os bordôs. Isso certamente vai nos levar ao outro patamar na qualidade e comercialização dos vinhos dentro do Paraná e para outras regiões do país, salientou Escotel. Com objetivo de fomentar o turismo cada vez mais forte, todos os anos também são promovidas a Festa do Vinho, Festa da Erva Mate e Caminhada na Natureza. 

 

SABOR DIFERENCIADO

    O que começou com apenas alguns parreirais no passado, atualmente são colhidas toneladas da fruta anualmente, que é transformada nas mais diversas variedades, desde os Bordôs, que resultam nos vinhos tintos de mesa, às Niágara e Casca dura para os vinhos brancos, além de uvas finas, como Merlot e Cabernet Sauvignon. Bituruna está num alto relevo, entre as cidades mais altas do Paraná, com clima subtropical, onde solo propício fizeram com que a atividade prosperasse e criasse raízes nas novas gerações de viticultores e vinicultores.

    Outro ponto forte de visitação está sendo os passeios denominados como Caminhada na Natureza pela chamada Rota do Vinho, onde o visitante pode conhecer as particularidades de cada vinícola e suas propriedades. Além de presenciar belos cartões postais do município, composto de cachoeiras, pinheiros centenários e as vinícolas. A cidade oferece boa gastronomia com restaurantes de comida típicas, como o Restaurante e Empório Italiano. Na questão de pernoite e hospedagens o Hotel Grezelle oferece boas acomodações e o melhor café da manhã completo da região. No seu próximo passeio visite Bituruna!