Banda Municipal, quatro décadas de música e emoção

Uma história de sucesso e muitos títulos conquistados em festivais pelo Paraná

Trilhas sonoras clássicas, do Hino Nacional ao sertanejo universitário, marcam o repertório de músicas da Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetin, que completou no último sábado (07), 41 anos.

Formada, em 1978, pelo maestro Leonel Rossetin, a banda segue uma rotina de ensaios de terça a sexta, com 50 componentes e 20 aprendizes. De lá pra cá, trabalha para promover e difundir a cultura musical como instrumento de transformação social, resgatando adolescentes e incentivando a educação formal com a valorização da frequência e do rendimento escolar.

Em 2013, a banda conquistou vaga para o Concurso Nacional, que aconteceu em Taubaté, São Paulo. Em 2014, na participação do Concurso Paranaense de Bandas e Fanfarras, promovida pela Federação Paranaense, em Teixeira Soares, levou o 1º lugar na categoria e o 2º lugar geral do concurso. Em 2015, 2016, 2017 e 2018, a banda ainda se destacou entre as melhores do Paraná, tornando-se tetra campeã paranaense consecutiva e sendo contemplada com o 1º lugar geral nos quatro anos.

Em 2016, a banda também participou do concurso Cinfaban (Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas) e conquistou o primeiro lugar na categoria. Patrocinada pela Prefeitura de Guarapuava com instrumentos, uniformes e uma bolsa auxílio aos músicos, o grupo representou o município e o Paraná no concurso nacional de bandas, em Farroupinha, Rio Grande do Sul, onde conquistou o título de bicampeã nacional.