Adiada para quarta-feira abertura das inscrições do PSS

Edital abre no mínimo 4 mil vagas, com grande possibilidade de ampliação, para contratação de professores temporários para 2021

Foi adiada para a próxima quarta-feira (11), às 15 horas, a abertura das inscrições para participar do novo Processo Seletivo Simplificado (PSS). É possível se inscrever até as 18 horas do dia 23 de novembro pelo site www.cebraspe.org.br/concursos/seed_pr_20_professor.

Inicialmente, conforme edital publicado pela secretaria de Estado da Educação e do Esporte no dia 29, as inscrições abririam na sexta (06), depois ficaram para esta segunda (9), mas, devido a ajustes no sistema de inscrição, o início foi adiado para essa quarta (11).

O edital abre no mínimo 4 mil vagas, com grande possibilidade de ampliação, para contratação de professores temporários para 2021. O processo seletivo terá novidades: será aplicada uma prova de conhecimento da área em que o candidato se inscrever e em que pretende dar aula. Continuarão a fazer parte do processo seletivo a prova de títulos e o tempo de serviço – mesmos critérios utilizados em anos anteriores. Não haverá a prova de redação e banca, como originalmente planejado.

Inscrições – Para participar, os candidatos deverão pagar taxa que varia de R$ 60,00 (para uma disciplina) a R$ 105,00 (para duas disciplinas). Inscritos no CadÚnico (beneficiados por programas sociais do governo), doadores de sangue e de medula óssea, além de prestadores de serviço da Justiça Eleitoral (como mesários, por exemplo), têm isenção da taxa. A solicitação da taxa de isenção terminou na última sexta-feira (6).

Cada candidato pode se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação (NRE), podendo optar por até dois municípios do núcleo. Na sequência, poderá escolher uma ou duas funções, disciplinas, áreas do conhecimento ou eixos da educação profissional. O edital e os comunicados contêm mais informações sobre as ofertas.

As provas serão no dia 13 de dezembro, nas cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação (NRE). No dia da avaliação, serão adotadas normas rígidas de prevenção da Covid-19, seguindo protocolo da empresa que organiza a prova, além de determinações da Secretaria de Estado da Saúde.

Títulos – Para facilitar as inscrições, o candidato deverá cadastrar seus documentos em ambiente virtual, que vai permitir anexar os títulos. Esses documentos vão representar até 40 pontos do processo de seleção, valendo diplomas de pós-graduação, como de especialização, mestrado ou doutorado. A prova de títulos vai compreender também o tempo de serviço – cada ano de magistério vai contar três pontos, com máximo de 21 pontos (dentro dos 40 totais).

Grupo de Risco – Parte dos profissionais selecionados substituirá professores do grupo de risco da Covid-19 sem possibilidade de atuar presencialmente. Entretanto, a prova e a seleção estão abertas a todos os profissionais, inclusive aos candidatos do grupo de risco.