Vacinação contra Pólio e Sarampo vai até dia 12 de dezembro

Por conta da baixa procura, a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo e Poliomielite, que acabaria nesta sexta-feira, foi prorrogada até o dia 12 de dezembro. A campanha é voltada para crianças com idade entre seis meses e quatro anos e 11 meses de idade.

A meta é vacinar 95% das crianças desta faixa etária. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, alguns pais, ainda, acham que os filhos não precisam tomar vacina de campanha pois estão com as vacinas em dia, o que é um erro. Ainda segundo a secretaria, outro caso, mais grave, são os pais que preferem não vacinar os filhos. Isso faz com que a procura pela vacinação esteja abaixo do esperado.

De acordo com a secretaria, crianças que já foram vacinadas contra o sarampo e a pólio podem receber a vacina novamente, como reforço, durante a campanha, desde que a última dose não tenha sido tomada há menos de 30 dias. Por isso, é importante levar a carteirinha de vacinação dos pequenos, para que os profissionais de saúde avaliem a necessidade.

Guarapuava

A Secretaria de Saúde informou que foram vacinadas 9.722 crianças até o dia hoje (27), com um percentual de 84% do público-alvo. Informou também que o município ficou bem acima da média do Estado que foi de 60% até esta data.

As vacinas permanecem disponíveis até o dia 12/12 nas unidades de saúde do município e Cisgap