A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarapuava (COMDDEG) e diversas instituições, promove a 2ª Semana D PCDs e o Mercado de Trabalho. Realizado de 22 a 25 de setembro, evento tem como principal objetivo estimular a inclusão e ampliar as oportunidades de inserção de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado profissional. As inscrições estão disponíveis e devem ser feitas via Formulário online.
A ação é resultado de uma parceria entre a Unicentro, o COMDDEG, a Prefeitura Municipal de Guarapuava, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, a Agência do Trabalhador de Guarapuava e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Guarapuava.
A 2ª Semana D integra o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência/2024-2027 e também faz parte de um projeto de extensão da Unicentro com o mesmo nome, vinculado à curricularização do curso de Administração. O evento conta com a participação ativa de alunos, professores e servidores dos câmpus Santa Cruz e Cedeteg, além de membros do COMDDEG. O apoio institucional envolve ainda a Diretoria de Educação Especial e Inclusiva (Direi) e professores do Departamento de Agronomia, que desenvolvem pesquisas na área de Tecnologias Assistivas.
Segundo o coordenador do projeto, membro da Comissão de Comunicação e Articulação do COMDDEG e docente do Departamento de Administração da Unicentro, Antonio Costa Gomes Filho, no ano passado foram oferecidas 66 vagas para PCDs pelas empresas guarapuavanas. “As atividades tiveram representantes do terceiro setor, Apae, Apadevi, Agma, ADFG, Apadag, com plano de mídia tendo atingido o equivalente a aproximadamente 700 pessoas, e uma média de 80 participantes em cada dia do evento. Nesse ano essa é uma expectativa semelhante”.
A gerente administrativa da Agência do Trabalhador de Guarapuava, Chaiana Paiva Alves, explica que o mutirão sensibiliza o setor produtivo quanto à importância da inclusão, demonstrando que ela não se limita ao cumprimento da legislação, mas contribui para o enriquecimento humano e responsabilidade social. “A inclusão na busca por emprego é fundamental para construir uma sociedade mais justa e plural. Ela garante igualdade de oportunidades, permitindo que todos tenham acesso ao trabalho digno, independentemente de suas limitações”.
Confira a programação da 2ª Semana D PCDs:
22 de setembro
Credenciamento e palestra de abertura
Horário: 13h horas
Local: Auditório da UTFPR – Câmpus Guarapuava
23 de setembro
Dia D: Mutirão PCD
Horário: 08:30 às 16:30 horas
Local: Agência do Trabalhador de Guarapuava
*Intérprete de Libras Disponível entre 09h e 11h
24 de setembro
Roda de Conversa: atribuições e ações do COMDDEG, Avanços e Desafios
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava
25 de setembro
Apresentação dos Serviços para PCDs no Município Depoimento sobre Empregabilidade
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Sala de Eventos da Unicentro – Câmpus Santa Cruz