Unicentro: Casos de Covid-19 entre estudantes devem ser reportados ao PAS

As atividades pedagógicas voltam a ser presenciais, a partir da próxima segunda-feira

As atividades pedagógicas voltam a ser presenciais, a partir da próxima segunda-feira (31), na Unicentro. Nesse retorno, cuidados como manutenção dos espaços arejados, com janelas e portas abertas; relações interpessoais sem contato físico; o uso de máscara durante todo o tempo de permanência na instituição; e higienização frequente das mãos com água e sabonete ou álcool 70% são fundamentais para uma maior segurança sanitária de todos.

Mas, além disso, a responsabilidade de cada um com a saúde de todos é fundamental e o principal fator para que o contágio não ocorra. Por isso, a exigência da vacinação. Outro quesito fundamental é o auto-isolamento imediato em caso de um ou mais sintomas de síndrome gripal.

“Se a pessoa apresentar qualquer sintoma gripal – febre, coriza, dor de cabeça, dor de garganta, tosse -, mesmo que ela tenha rotineiramente crises de rinite, por exemplo, o que a gente orienta é que não venha para a universidade”, recomenda a coordenadora do Programa de Assistência à Saúde da Unicentro (PAS), professora Maria Regiane Trincaus.

“Paralelamente, solicitamos que elas entrem em contato com o PAS e com o departamento em que estuda ou trabalha para reportar a suspeita e para que a gente possa fazer o acompanhamento dela e o controle da situação pandêmica na universidade”, complementou.

A mesma recomendação – contato com o PAS para orientação – vale em caso de contato estreito com alguém que, na sequência, soube que está com Covid-19. Segundo Maria Regiane, é importante frisar que “se essa pessoa que está com Covid e quem entrou em contato com ela, se as duas permaneceram com máscara durante o tempo todo, não há risco de transmissão. Agora, se em algum momento elas ficaram sem máscara durante a conversa, aí é preciso fazer um período de isolamento”.

Quando houver a suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, a orientação é aguardar, em isolamento, o terceiro dia de sintomas e realizar o exame. Durante esse período, anterior e posterior ao teste, os funcionários do PAS acompanham esses membros da comunidade universitária, orientando sobre os procedimentos necessários e recomendados.

Pessoas que recebem a confirmação de contaminação por Covid-19 permanecem em isolamento, que é de 14 dias para não vacinados e 10 dias para vacinados. “Sempre observando”, reforça a coordenadora do PAS, “a ausência de sintomas por 24 horas e que, após o retorno, a pessoa mantenha o uso da máscara em 100% do tempo”.

O PAS atende por telefone 3629-8159, pelo whatzapp 99970-3384 e pelo e-mail [email protected]