Medo

Tenho lutado dioturnamente para não tornar-me um daqueles pessimistas chatos, que acreditam estar vivendo nos tempos do apocalipse quano na verdade ainda está vivendo o êxodo. Confesso estar difícil vencer essa luta, a cada dia somos presenteados com incontáveis notícias de abusos de poder, descaso com a saúde, negociatas políticas e crimes bárbaros. Onde iremos parar?

Durante o meu período de férias, fui provocado a escrever sobre o Brasil com uma visão de quem estava fora dele. Compartilhar uma impressão que a população de fora da nossa terrrinha tem sobre ela.
Algo que me impressiona em toda conversa que tenho com amigos que moram fora do país ou com estrangeiros que conhecem nosso país apenas por propaganda é:

Brasil e Medo são duas palavras qu andam juntas sempre. O estrangeiro tem medo do Brasil, todos afirmam tachativamente que gostariam muito de conhecer o Brasil mas ao mesmo tempo possuem um medo incomparável.

Penso que é comum em rodas de bate-papo (aquelas rodas gostosas que todo casamento, aniversário e até mesmo velório têm) ouvirmos alguém falar que fora do Brasil só passam notícias trágicas sobre nós, o estrangeiro só conhece as guerras do tráfico do Rio de Janeiro e não conhecem as outras belezas que existem por aqui. Após viajar para mais de 15 países e conhecer culturas das mais diferentes possíveis eu vos digo: ISSO É MENTIRA.

O número de notícias sobre o Brasil que vemos fora daqui é praticamente zero, ninguém fala sobre o Brasil. Jornais impressos ignoram o que se passa na nossa terrinha como se fossemos um chiuaua em meio a uma fazenda: Imperceptíveis.

Europeus sabem muito sobre a malandragem de nossos políticos, teorizam que o Brasil é algo como o Eden bíblico mas povoado por bandidos. Sempre, repito, sempre defendi e tentei mudar essa impressão nas conversas que tive mas agora parei.

Não defendo mais pois após “abrir” minha mente e mudar o ponto de vista, isto é, nos olhar como se fosse um estrangeiro, realmente Brasil e Medo estão lado a lado. Acredito que agora algum ultra nacionalista esteja esbravejando “Esse muleque que suma do Brasil” mas  não é  a minha intenção falar mal do nosso país e sim mostrar-nos como nos vêem.

Empreendedores, Líderes, Empresários de sucesso constantemente procuram consultorias para si mesmos ou seus colaboradores e posso afirmar que algo sempre presente em palestras de Coaching empresarial. Sempre os treinadores falam: “Quando vivemos muito tempo no nosso mundo com pessoas do nosso mundo, passamos  acreditar que esse mundo é tudo que existe….” Consultores querem mostrar que não importa como nos enchergamos no espelho mas sim como os outros nos enchergam, você já pensou nisso?

Uma empresa de sucesso faz choque de gestão justamente para de tempos em tempos mudar o “ponto de vista” das coisas. Já passou a hora de alguém chegar e mostrar para os brasileiros que apesar de sermos amados por nossa simpatia, somos temidos por nossa malandragem.

KNOW DOING GAP, esse é outro conceito sempre presente em coaching empresarial. Literalmente ele significa “espaço entre o saber e o fazer”, o KDG não é nada mais nada menos do que a distância entre o que sei que preciso fazer e aquilo que faço. Todos sabemos que precisamos ter hábitos de vida mais saudáveis, fazer exercício físico, não ingerir bebidas alcólicas, manerar no açucar, etc. Mesmo sabendo disso nós fazemos?

Todos sabemos que temos que mudar os protagonistas da nossa história, se fossemos a direção de uma grande empresa querendo entrar no mercado internacional tomaríamos algumas atitudes drásticas se fossem necessárias. Por Que não fazemos o mesmo com nossoso governantes?

Quem manda no país é o eleitor, o Sufrágio Universal é lindo pois ele iguala o poder de decisão de todos não importantdo raça,credo e dinheiro mas o que tem sido feito? Temos elegido dia após dia CEO's para nossa empresa que têm nos levado a bancarrotas. Chega, já basta de tanta incompetência.

Brasil e Medo, inacreditavelmente andam juntos por muito tempo e como em um casamento parecem que só a morte os separará. Todos sabemos como acabar com isso. Quem está disposto a diminuir esse Know Doing Gap? Eu estou mas lembre-se : Uma andorinha só não faz verão. Por fim ainda restará uma solução:

ALUGAR O BRASIL.