Coluna do Tanaka

MULHERES

No mês dedicado as mulheres do mundo, incluo as de Guarapuava, as quais merecem todo o nosso reconhecimento. Nesta quarta feira, inclusive, haverá homenagens a mulher/guarapuavana e uma delas será a professora Dorotil Casagrande Melhem, que parte de  sua vida dedicou-se a educação e como secretária municipal, entendo, foi uma das melhores, embora contestada.

Os vereadores e comunidade se atentem (quando da escolha ou indicação) para mulheres valorosas que vivem no anonimato,  mas que prestam bons serviços a população, de uma maneira ou de outra. Citamos algumas: Marcia Gavanski de Lima, Janete do Rocio dos Anjos Santos, Maria Lúcia Guiné, Maria Ivete Mazepa, Suely Fiuza, Cristina esposa do Osni Gomes, advogadas Luciane K. Melhem e Maria da Graça Carvalho,  entre outras. Parabéns.

RÁDIO

Recebi correspondências de ouvintes de rádio e leitores da coluna do Tanaka,  falando dos "homens de rádios" de Guarapuava, alguns folclóricos e com histórias marcantes. A maioria de ex-comunicadores das emissoras Cultura, Difusora, Atalaia, Cacique e 92. Relatamos como na carta e a pedido.

O Isaias Roberto como repórter no Estádio do Batel nos anos 90, gritava no microfone (fazia eco). Quem lembra o conteúdo dos comentários? – A do "bife" de Rodolfo Chagas e Jair Ramos em Colorado, perto de Maringá. Os causos do Gilson Amaral, Jauri Gomes e Joel Santos quando estavam na Rádio Cultura. A "briga" de um locutor conhecido com o ex-prefeito Vitor Hugo; o prato preferido do Dirceu Silva quando das viagens para transmitir jogos.

O Silva era e é chegado num prato de feijão. Sabiam da história do Joel Santos no Restaurante Madalozo em Curitiba na "pedida da comida Leão Marinho". Na realidade era frango prensado mesmo. Tem a do "meia-unha" do Marcio Grissard; a do "cinto (a) de segurança no helicóptero TX sobrevoando as Cataratas do Iguaçu, de autoria e fiasco do J. Carlos. Ele, em vez de colocar o cinto, pegou a cinta do falecido Charuto e se amarrou; a do "pó acústico" do Vanderlei Souza e assim vai. Os radialistas mais antigos também davam bolas-fora seguidamente.

GREVES

Parece que aos poucos tudo está sendo normalizado no Brasil e os motoristas aceleram nas BRs para recuperar os prejuízos; os alunos da rede estadual devem voltar 100% as aulas; a presidente Dilma, pós pressão e justa dos caminhoneiros, está cedendo e a classe agradece; o pessoal do Detran/Pr deve voltar ao trabalho e o povo brasileiro AINDA acredita que tudo vai melhorar, embora a crise está instalada em todos os lugares desse País/ gigante, mas desordenado. Em Guarapuava, prefeito, vereadores e secretários municipais terão que agilizar os seus trabalhos porque o POVÃO não tá levando muita fé neles.

MEU DEUS

Resolvam logo a situação do Núcleo Residencial 2000 e entreguem as casas a quem de direito. Os leitores ligam aqui no Extra pedindo a nossa interferência. Nada mais fazemos que divulgar o descontentamento dos futuros usuários.

Que completem também o asfalto iniciado e paradinho naquele local. O povo tem razão de reclamar ás autoridades. Ano que vem tem eleições e a cobra vai fumar.  Mas há os que estão ansiosos para ver concluída a pista (dizem, linda) do seguimento da rua 15,  da Policia Militar até a entrada secundária/Br 277. Me contaram e o Tanaka está ligado porque gira a cidade, a obra será um show de bola. Quando concluírem (e até lá o Shopping Garden no Morro Alto deverá estar bem avançado) vamos aplaudir de pé o Prefeito Cesar Filho e a sua equipe.

MAIS E MAIS

Em regra ser vereador é uma profissão sonhada por todos. Os ligados na política querem porque querem chegar à Câmara Municipal em 2016. Dentre muitos guarapuavanos, a lista está lotada de postulantes/candidatos: tem padre da diocese querendo ser prefeito, caminhoneiros então; há mulheres donas de casa louca para ser vereadora, sabiam? Tem o radialista Chico Nunes disposto a ingressar na política. O seu mano Professor Nelson Nunes, pessoa de boa índole, dizem, que tem vontade de legislar; advogados, conheço alguns que vão se lançar com tudo na vida pública, como exemplo cito o Jairzinho Gavino; a volta de Romeu Felchak; João Paulo Cabreira, este será presença nas urnas eleitorais em 2016 e o povo jurídico o quer, pois sabe tudo de politica; Leonel Chimanski e Romildo Chicoski, empresários do Bairro Santana; quem sabe o professor Carlos Alberto Gomes, um dos melhores reitores da Unicentro até hoje. O Beto sempre é lembrado. Uma vasta relação de nomes citados pela população. Aos poucos vamos divulgando. Tudo  gira em torno de especulação. Nada é oficial.

JOIA

Parabéns Surg pelo asfalto novo em frente a Escola Julieta Anciuti no Conradinho. O pessoal trabalhou bem e alunos, professores e  moradores agradecem. Comentário: A cidade está coberta de asfaltos mas não de empregos. Pura verdade. Mas acreditem, com as novas empresas se instalando em Guarapuava, tudo leva a crer que os empregos (em momento de crise nacional) vem á granel. Quando da construção do Hospital Regional no Bairro Feroz, então, a procura de profissionais da construção civil será grande. O povo quer trabalhar. Mas quer uma boa saúde e um bom atendimento nos postos, incluo aqui a UPA/Batel e a Urgência Municipal.

TALENTO

Me informaram via telefone, que no bairro Bonsucesso tem uma menina de 10 anos de idade de nome Bianca Maria, filha do casal  Arilson  Machado-Líbera Marchioro  e irmã da Amanda, que é talentosa na culinária e certamente será uma excepcional "boleira". Tem uma mão boa, um gosto refinado e a sua especialidade  é o  bolo de chocolate. Até as suas professoras (sempre presenteadas) elogiaram a infante. No futuro, a Bianca poderá substituir as grandes BOLEIRAS de Guarapuava e até lembramos de Aglair Rollof e a Elizete Deflon Rickli. Precisamos incentivar essa juventude. A Bianca tem esse dom e esse gosto pela culinária desde agora. Show de bola!

RETRATAÇÃO

De forma equivocada, mas a pedido de alguns eleitores do médico Muraoka, em eleições anteriores, o colocamos como possível candidato a vereador de Guarapuava em 2016. Este foi taxativo: “Não sou candidato ao Legislativo, estou fora da política partidária”. Desta forma, nos retratamos (colunistaTanaka), informando que a notícia na edição anterior não tem qualquer validade, ou seja, o Dr. Muraoka não é candidato a vereador ano que vem. Não conhecemos o médico mas sabemos que é um grande profissional da área e há muito tempo reside em Guarapuava. Pessoa idônea.