Guarapuava: na guerra entre o descaso e a tragédia, venceu a Solidariedade

Chuva castiga a cidade, faz vítimas e o guarapuavano, como sempre aparece para ajudar

Nas última horas, Guarapuava foi atingida por um imenso temporal, que deixou desabrigadas dezenas de famílias. A grande maioria perdeu tudo que tinha, só não perdeu a fé. Moradores das regiões alagadas conseguiram sair,apenas, com a roupa do corpo, mas vestidos de muita esperança.


(Tô com quase cem anos e nunca vi uma coisa [tragédia] dessas,
diz Manoel Custódio. Foto: Luca Soares/ Jornal Extra Gurapuava)

É o caso do aposentado Manoel Custódio, de 93 anos, que perdeu tudo, do pouco que tinha. 'Consegui salvar só meus documentos, o resto a água levou. Precisei sair de casa carregado, porque tava tudo inundado, diz. O aposentado, agora, espera 'pela boa vontade do povo', como ele mesmo conta. A ajuda está a caminho 'seo' Manoel…

Convocados, imediatamente, um 'batalhão' de voluntários, logo, se colocou à postos, pronto para ajudar. Parece que ouviram o apelo do velho guarapuavano. Capitaneados pelo padre Ari Marcos, a Paróquia Santana, mais que depressa, se transformou numa espécie de 'quartel general' da solidariedade e recebeu os 'soldados' do bem, 'armados' com muita vontade de ajudar ao próximo. Mal sabem, eles, que Manoel Custódio espera ansioso por essa mão amiga. Até o exército resolveu colocar  as mãos à obra e apareceu para ajudar.


(Pessoas de todas as idades movidas pelo espírito solidário. Foto: Luca Soares/ Jornal Extra Guarapuava)

A cidade, que antes padecia debaixo de muita água, agora, está envolvida por um mar de pessoas solidárias, que veio de todos os cantos, dispostas a colaborar de alguma maneira. Da menorzinha ao mais crescido, do mais novo ao mais velho, o sentimento envolvido é o de fazer o bem. A ação, também, serve como uma resposta à inércia do poder público.

Quem quiser se juntar ao exécito da solidariedade, é só entrar em contato com a Paróquia Santana, na rua Rosa Lustosa Siqueira, no telefone: 3623 – 2404, ou pelo e-mail: [email protected].