Escolas incentivam consumo de alimentação saudável nas crianças

Em Guarapuava as 71 unidades escolares da Rede Municipal, estão engajadas com o propósito de oferecer alimentos saudáveis

Alimentar-se de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todos e é no período da infância que esse hábito deve ser adquirido. Por isso, a merenda escolar ocupa um papel importante nesse processo.

Em Guarapuava, as 71 unidades escolares da Rede Municipal, estão engajadas com o propósito de oferecer alimentação sadia, balanceada e de qualidade.

“Todos esses quesitos são fundamentais para o desenvolvimento do aluno, pois auxiliam em todos os aspectos, seja no físico motor, intelectual, e até mesmo no afetivo/emocional e social, o que contribui para que tenham condições de aprendizagem. Por isso temos um cuidado especial com a alimentação das crianças”, enfatizou o secretário de Educação Pablo de Almeida .

Os cardápios que nutrem aproximadamente 17 mil crianças são planejados pelas nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar e repassados às unidades de ensino, cada um pensado para cada segmento de ensino e, simultaneamente, são feitas dietas especiais para alunos com necessidades alimentares, seguindo as especificações do Programa de Alimentação Escolar (PNAE).

De acordo com a nutricionista Simone Conrado, do Departamento de Merenda Escolar da Secretaria de Educação, a temática da saúde por meio da alimentação é importante no ambiente escolar como ferramenta de controle da dificuldade alimentar.

“Ela promove a proteção da saúde dos alunos, já que inúmeros problemas de saúde são evidenciados pela alimentação inadequada entre crianças e adolescentes e, os hábitos alimentares adquiridos na infância em ambiente escolar serão levados por toda a vida, por isso, a alimentação na escola atua como um importante elemento”, destacou.

Hábito

O ideal é que o hábito de comer bem seja ensinado desde os primeiros anos de vida. Nas escolas as equipes procuram incentivar a alimentação saudável.

“Nós buscamos conscientizar e orientar os pais para que se o lanche vier de casa, que seja com pouco sódio, pouco açúcar e gordura. Ficamos bem contentes com esse trabalho da prefeitura e nutricionistas, em propiciar alimentos frescos e de qualidade, os pequenos aprendem muito”, contou a diretora da Escola Municipal Dirce Terezinha Jaeger, Marlene Merhet Bosetto.

Para a merendeira Irene Batista, preparar o lanche é uma alegria, “meu maior prazer é cozinhar, e quando eles chegam sorridentes, faz valer a pena”. Já para a aluna Ana Paula, de 10 anos, a comida proporciona energia, “a hora do lanche é muito legal, eu e minhas amigas adoramos o lanche daqui, é muito bom e nos deixa fortes”, declarou.

O dia 31 de março é o dia da saúde e alimentação. A data lembra a todos a importância de manter hábitos saudáveis. Um compromisso que faz parte do dia a dia das nutricionistas.

“Nós garantimos os nutrientes necessários, elaboramos os cardápios de acordo com a população atendida e a disponibilidade alimentar da região, são legumes, frutas, proteínas, e outros alimentos ricos em fibras, vitaminas, e sais minerais, que auxiliam no desenvolvimento das crianças. Já os alimentos industrializados, como ultraprocessados, processados e de baixo valor nutricional estão bastante restritos”, afirmou a nutricionista.