Coluna do Tanaka

OTIMISTA
O prefeito de Guarapuava Cesar Filho que esteve durante a semana em Brasília com o "pires na mão" pedindo ajudas, gestionando verbas junto aos ministérios (o da Cidade em especial), pois não temos lá um deputado federal, retornou animadíssimo, falando que logo logo (uffa!) o Núcleo Residencial 2000, com as casas inacabadas, terá uma solução e as primeiras 100 serão entregues. Vamos acreditar nesse "logo/logo" porque o povo do 2000 anda p. da cara com os politicos, empreiteiras, bancos etc… Parece que o alcaide e a sua equipe administrativa está reagindo, exceto o problemão do Cisgap que ainda continua sendo o foco dos comentários negativos contrários ao C. Filho também. 

MUNICIADOS
A Imprensa local tem recebido munições (notícias) advindas do Paço Municipal por intermédio do novo secretário de comunicação social, advogado Luiz Eduardo Pacheco, que dizem, com o seu jeito tranquilo, repassa as coisas verdadeiras que acontecem na casa. Atuante sim e de bom relacionamento. Parabéns. Lembro de um certo secretário da pasta, bom de "caligrafia", falante, sempre agitado, que somente liberava as notícias da prefeitura para as rádios e jornais, depois que o prefeito dava o seu visto. Isso demorava um século e quando chegava aos ouvidos e olhos do povo, a noticia perdia o seu impacto.  Quem será? Com o Pacheco a situação é outra: celeridade na divulgação.

CISGAP
Dentre muitos, Guarapuava tem 3 "portais" ou cartões de visita que assustam o turista que passa pelo Terceiro Planalto. O Postão da Getúlio Vargas, obra feia, sem pintura, no lado externo cheio de retoques (e faz tempo) e, é claro, aquela obra antiga em frente ao  Restaurante Guairacá 2 na BR 277 e  a Rodoviária Municipal, a mesma que o Nando Carli construiu (se tem pendências ainda, que se esclareça) mas que necessita "ontem" de reformas estruturais. Um caos. Falando em obras do Governo ou  Município, alguém sabe dizer o que será instalado no antigo Fórum da cidade? Todos perguntam. Com as respostas para os curiosos, é só telefonar para a Prefeitura, Estado, nossos deputados e os informados vereadores locais.

BBB 15
Repercutiu muito a vitória do Brother Cesar Lima, mas que cometeu um pecado no dia da final na TV Globo. Eu vi tudo no "plin-plin", gostei que ELE enalteceu a sua família, mas faltou ele soltar a voz, falando de GUARAPUAVA. Tipo: "Alô Guarapuava, gente da minha terra, tô aqui porque cheguei, obrigado", coisas assim. De um modo geral a nossa cidade foi notícia positiva no País da Dilma, em Brasília então, dizia o Cesar Filho na Rádio T para o ex-gorducho Jauri Gomes, todos queriam saber mais do Lima. Enfim, cadê o Cesar, já voltou do Rio? Os políticos interessados no campeão já estão com a ficha de filiação na mão para ele assinar, mas extra-oficialmente, podemos informar que o Brother é filiado no PV do ex-vereador Darci Zanlorenssi.  Será que o moço sairá candidato a vereador ano que vem? Ou a prefeito? Essa última hipótese, entendemos, ser descartada a princípio.

FUTSAL
O CAD continua de vento em popa no paranaense de 2015 e, se bobearem vai buscar o TRI . Mesmo com dificuldades financeiras a equipe do Liberato tem conquistado boas vitórias. Já o Batel no futebol de campo, perde uma, ganha outra, mas acredita-se que o time subirá para a 1a divisão em 2016. Essa é a aposta coletiva.

CANDIDATOS
O telefone do EXTRA sempre toca para o Tanaka e do outro lado da linha o povo indica novos nomes para ser candidato a vereador de Guarapuava ano que vem. Lá vai – Edyo Sander empresário de Entre Rios; Oscar Villa Nova ou o empresário Urbano Borges mas com o apoio do Xaxá; confirmado o advogado Jair Gavino; alguém da família Pulga do Jordão; a volta triunfal do Altair Alberti; que tal o Walmur Siqueira de novo?  Semana que vem, mais nomes.

EMPRESÁRIO
Ontem numa roda de amigos em frente a Caixa Econômica, falando em candidatura a prefeito de Guarapuava, o destaque foi o empresário Ticão Kuster da Imobiliária Feroz, Hotel Kuster, da Construção Civil e ex-vereador, que aliás, deixou "marcas positivas no Legislativo"  podendo ser um nome/interessante agora no Executivo. Pensando bem, o TICÃO (PTB) prefeito ou vice seria uma solução, comentaram. É claro que isso nem passa pela cabeça do Kuster. Mas é um nome sugestivo e lembrado desde já. Que tal, para prefeito Cesar Filho, vice Ticão, ou Nando Carli prefeito, vice Ticão. Que nada, TICÃO PREFEITO, vice Julio Agner ou Guaracy Ribas, ou Bepe Vitorassi. Tudo não passa de especulações, palpites e palpites dos amigos. Psiu! parece que a população quer mesmo o médico ANTENOR do PT.

MULHER
E uma mulher de prefeita em Guarapuava dá certo? Comenta-se que a bola da vez é a vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas. De vice (imaginem a reviravolta) seria a Eva Schram? Boato é boato é claro, dificilmente essa "dobradinha" vingaria. São duas  pessoas inteligentes. A primeira é discípula/fiel de Fernando Carli e a Eva do Silvestri.