Coluna do Tanaka

CONFIRMADO

Como já tínhamos divulgado, está confirmado na direção (Provedoria) do Hospital São Vicente de Paulo de Guarapuava, o advogado (ex-administrador do Município nos tempos do F. Carli e considerado até o momento, o mais capacitado) Antonio Cesar Ribas Pacheco, pessoa carismática, também diretor das Faculdades Campo Real e um jurídico de renome no Estado. Notaram que o japonês encheu a bola do Pachequinho? Mas ele merece. Deixou o comando do HSVP o também competente Rui Primak. Na vice do Pacheco está o Rauen, além de grandes parceiros. Na presidência do Conselho observamos o advogado/Chefe da Sanepar local, João Edson de Lima.
MAIS
O Tanaka somente lança nomes de futuros candidatos a vereador em Guarapuava ano que vem, a pedido/via fone de pessoas que contatam com o Extra. Afinal não conhecemos os pretendentes à vida pública aqui relacionados. Hoje mais nomes surgiram: Da família Guiné, além da Nercy que está estudando a possibilidade de continuar no Legislativo; sugerimos o seu mano Guinézinho Psicólogo da TV; comentam que o Super-Super João Bosco Pires que já foi vereador antigamente (gostaram do antigamente?) poderá indicar um filho seu; o velho-Fogaça da Surg tem tudo para disputar uma eleição e (com um pouquinho mais de dinheirinho pra campanha) ganharia, acho; o Pitica, lembram dele, ex-funcionário da empresa Madeirit e hoje aposentado é um nome que surgiu numa roda de amigos, esses dias, num mercado do bairro. Boa indicação por sinal. Finalmente o professor Arildo Ferreira que já sentou na cadeira da Câmara Municipal no passado e teve uma performance exemplar. Sempre indicam novos nomes. Lembramos ainda do aposentado Charutinho Lippmann, do Chiquinho Silvério da Santana, de João Edson Lima e do competente e sempre bem humorado, advogado Jairzinho Gavino.
CESAR
Mesmo em crise no País do Lula, o território guarapuavano que tem no comando o prefeito Cesar Filho, e  temos a impressão que no 2015 (o ano está voando) e 2016, ano de eleições municipais, o seu conceito de grande administrador, crescerá, com boas perspectivas de geração de empregos em vários setores. Evidente que não podemos "tapar o sol com a peneira" pois tem muita gente desempregada e com dificuldades de viver; a nossa cidade está suja de mato; alguns funcionários da Prefeitura estão descontentes e há privilegiados alí, dizem, o alcaide poderá se REELEGER. Exceto os membros das famílias Silvestri, Carli e Leão, não surgiram ainda em Guarapuava novas lideranças (robustas) para disputar uma eleição, com chances de ganhar, concordam? 
NOMES
Evidente que diante do desgaste político nesse País, os guarapuavanos não se arriscam em relacionar nomes, os quais tem tudo para "comandar" Guarapuava, talvez, de outra forma. Leitores, analisem essas pessoas de bem: Jorge Taech, Odacir da Repinho, Julio Agner, Dr. Antenor (mesmo com o PT em baixa e a nossa presidenta mais baixa ainda (índice de popularidade), empresários Guaracy Ribas e Gilberto Baroni, Eva Schram, família Gelinski,  Professor Paulo Tavares da Campo Real, médico Bacin, Sergio Zarpelon, Miltinho Roseira Jr e Beto Gomes da Unicentro. Precisamos de novos líderes gente. Ou ficaremos na mesmice de sempre com o nepotismo "a galope" aqui também.
DESTAQUES
Apontamos um destaque na imprensa local (rádio/difusão) pelos bons serviços prestados a sua emissora (lá em cima no Ibope) e que repercute bem na comunidade guarapuavana. Méritos para o locutor MAGRÃO da FM/93 Cultura. Show de bola nas tardes e de bem com os milhares de ouvintes.
A assessora de comunicação da Prefeitura de Guarapuava, Tatiana Farhat, tem sido com a imprensa local, em especial com o Jornal Extra, muito eficaz e aberta ao diálogo, nos colocando semanalmente ao par dos assuntos que são notícias do Paço em todas as áreas. Com essa atitude, ela merece um destaque aqui na coluna do Japa.. É o entrosamento que se faz necessário entre os órgãos de comunicação. Com isso, quem ganha é o povo, que sempre fica bem informado.
LIMA
Independente de ganhar o 1.5 milhão da Globo, o guarapuavano Cezar Lima, que muita gente não acreditava e até zuava dele, arrebentou no BBB/15. Representou bem os paranaenses e com o seu jeito de "caboclo mesmo" mas inteligente (tem quase duas faculdades) superou muitos colegas que chegaram no Projac cheio de favoritismo. Parabéns Cezar pelo seu desempenho. Para os pessimistas de plantão, "engulam o choro" kkk.
FERRO
Malhar em ferro frio não dá, mas o Tanaka voltou ontem no Residencial 2000 no bairro Morro Alto e ficou triste com o abandono das casas e a falta de conclusão das obras. O povo (futuros usuários dos imóveis) não acreditam mais em ninguém. Nos disseram: as promessas dos homens não colam mais; não temos culpa da inoperância das empreiteiras; o prefeito não apareceu mais aqui; o secretário de habitação pisou na bola; muita sujeira no núcleo; o asfalto tá paradinho; coisas assim, frases que se ouvem. E eles tem razão. Acordem autoridades.
MADEIRIT
Psiu! Como cresceu aquela região da Madeirit. Parece que o prefeito de Guarapuava somente olhou para aquele lado da cidade. Estou enganado, pois revendo os meus conceitos, esqueci dos Bairros Feroz e Primavera. Ali (com promessas dos governantes)  até junho de 2015 começa para valer o sonhado HOSPITAL REGIONAL, uma gigantesca obra que está cheia de PADRINHOS. Eu, tu, ele. nós, vós, eles.