Fazia tempo que o Tanaka não ouvia um relato assim, advindo de um cidadão comum, ao lado do Cisgap, antigo Postão, no centro de Guarapuava: ” Porque será que não passam uma tintinha nesse prédio, será culpa do prefeito ou do Richa”. Aí eu questionei. O prédio é público e o aspecto está horrível. É mais um cartão postal da bela Guarapuava que envergonha. É prá-cá-bá, rindo, completou outra pessoa que estava próximo de nós. Viva Guarapuava.
COSME
Alô vereador Cosme Stimer, opositor ferrenho (um pouco menos que o Kramer) do prefeito e talvez do Beto. Vossa Excelência comentou isso (postão com um visual externo negativo) no centro da metrópole guarapuavana. Se ainda não, o faça. Claro que temos coisitas mais importantes para debater na casa de leis, mas o povo enxerga tudo e critica. Minha indagação:” Deve custar muito caro para realizar tal reforma”. No lado interno, sempre a casa está cheia de pessoas doentes, o atendimento dos atendentes é regular e alguns médicos chegam atrasados, enfim, vivemos no Brasil da dona Dilma e o jeitinho brasileiro sempre está em alta.
TIDE
O tempo integral com dedicação exclusiva, destinado aos funcionários comissionados do Paço local e de prefeituras da região, por determinação do MP, não deve ser pago nesse final de ano. Isso mexeu com a estrutura de alguns que já tinham comprometido a verba em gastos natalinos e praia. Como a Lei deve ser cumprida, o cumpram sem muitos detalhes e choradeiras.
SEGUNDA
O nosso Batel está quase lá, ou seja, na segunda divisão do campeonato paranaense de profissionais de 2015. Conseguindo a classificação ou numa dessas sendo convidado, o time do técnico Juresku está de parabéns. Realizou um bom campeonato na terceirona. Já o nosso CAD/futsal foi até onde era possível no brasileiro. Na última partida levou de 6. No paranaense/ouro o timaço de Liberato é show de bola e representa bem a cidade do Prefeito Cesar Filho.
QUEM CAI
A expectativa do povo é pela queda de alguns secretários da Prefeitura Municipal de Guarapuava. Ainda não temos os nomes mas dizem que três já caíram extra oficialmente, faltando apenas limpar a gaveta e dispensar os auxiliares parentes e amigos. Senhores e senhoras, os substitutos vem com todo o pique para ajudar o alcaide, é o que se espera e acredita. Passou pela minha cabeça agora, que tem uma pessoa “fernandista” que será convidada para ajudá-lo. Cala-te boca. Na Comunicação um nome que está na boca da “galera” é o da Jornalista C. Esteche.
SAUDADES
Mesmo eu sendo novato em Guarapuava procuro me inteirar de “tudo” o que aconteceu e acontece em nossa cidade, por isso topei escrever esta coluna gratuitamente. Algumas pessoas da terceira idade sempre me falam o seguinte, sobre políticos e política: Olha Tanaka você nem imagina – pois tú és paulista – como foi bom prefeito por três vezes o senhor Nivaldo Kruger. O Candinho foi o mais querido entre os funcionários e construiu a bela prefeitura. O Fernando e o Vitor Hugo se igualaram em tudo (investimentos na cidade), mas o Burko era mais humano. Não entendi essa. O Cesar Franco foi no embalo e até que foi um bom administrador. Foi “cria” do Nando. Já o atual prefeito tem bons propósitos mas alguns secretários seus o atrapalham. Falando em secretário, dizem que o advogado Pachequinho não aceitou o convite para ser um colaborador do Cesinha na administração, alegando estar atarefado no seu escritório jurídico e Faculdade Campo Real respectivamente. Dica: tem um ex-secretário do Carli, que sabe tudo de administracão e está na cidade: Eliseu João da Silva.
RETRATAÇÃO
Que o colunista Tanaka faz, mesmo não citando nomes na matéria do Gremio Oeste (última edição), dizendo que: “Deu saudades sim de tudo o que existia no Estádio Bororó e hoje, por comentários, visando uma receita mes, imaginamos, para saldar compromissos rotineiros, até existe a locação de parte do imóvel para uma Auto Escola”. Acrescentamos ainda: ” Que a tradicão do tricolor é relevante e, as vezes, com o que acontece alí, até foge um pouco dos objetivos de um clube que foi marcante futebolisticamente”. Por fim, quando fora citado de que “alguém ou sócios desse clube levam vantagem, não entendam como financeira” e sim vantagem de usufruir no clube em horários agendados exemplo, para jogar um futebol de salão com os amigos/sócios. Sabemos que os associados do GEO são pessoas de boa índole, empresários a maioria, que jamais usariam o clube para obter vantagens monetárias.