Banda SatisFire é presença confirmada na quarta edição do Rock City.

O telefone soava insistente enquanto eu me acomodava num quarto entre baixos ao chão e discos na estante, é que estou de plantão, aceita um copo de coca ou café?, afirma Anderson Sávio. Aceitei a coca enquanto Barbudo – é assim que Anderson é comumente chamado entre músicos e amigos – explicava que tivera de desmarcar dois shows em Florianópolis para ajudar os pais na empresa de transporte coletivo da família. E a correria parece ser normal, Barbudo passa metade da semana em Florianópolis tocando baixo em três bandas, e outra metade em Guarapuava, onde mantém mais duas – Barbudo e os
Lenhadores e SatisFire, todavia entre as tantas da conversa afirma minha banda mesmo é o SatisFire.

Formada no ano 2000, ainda em época de colégio, SatisFire já nasce com o propósito de ser uma banda autoral, fizemos já algumas versões, sempre rola, mas covers nunca, detalha Barbudo. O lance é que o SatisFire está imerso neste mundo da criação, e não da cópia. As canções sempre próprias do grupo foram mostradas ao público pela primeira vez em 2002, na praça em frente à Unicentro, no bairro Santa Cruz, num dia de resultado de vestibular. Desde então a banda transita entre o público local e estudantes oriundos de vários outros lugares. Talvez esteja na mistura de ritmos e de público a essência existencial desta banda com 14 anos de estrada e apresentações emblemáticas.
 

(Capa do primeiro disco Brutal Anthropy lançado em 2008)

Numa dessas apresentações, na edição de 2008 do Rock City, o SatisFire levou ao palco o grupo Latitude – formado por meninos, latas e muito ritmo -, numa brilhante reunião entre o peso do rock e os ritmos brasileiros de percussão. A banda sempre teve isso, de ter uma marca registrada, uma base inicial que é o som pesado, groovado, mas a ideia foi sempre inovar, mudar sempre o som, diz Barbudo.

É em 2008, também, que a banda lança o primeiro disco Brutal Anthropy, o fato rendeu uma turnê pelo nordeste fazendo shows de abertura para a banda Almah, e uma turnê posterior pela Argentina. Além das turnês oficiais, o SatisFire já percorreu boa parte do Paraná, além de ser presença confirmada em festivais locais. O primeiro disco da banda está disponível integralmente na internet através do link https://soundcloud.com/satisfiremusic

Em 2013 o grupo se reuniu mais uma vez para o início da produção de material que servirão ao próximo disco, ainda sem previsão de lançamento. Como explica o baixista inicialmente as músicas gravadas serão lançadas ao público, mais tarde reunidas sob o título de um segundo disco. Caso este foi o lançamento ainda no final de 2013 do videoclipe da canção Coco of Shame, gravado ao vivo no Rock City II.

A primeira música lançada já deu indícios de que a miscigenação rítmica está presente nas novas produções: uma parceria com integrantes do grupo de pagode Contemplação faz surgir um diálogo interessantíssimo entre uma guitarra gritante, um vocal pesado e a cadência de um pandeiro e percussão.

Dá pra conferir o resultado aqui: http://www.youtube.com/watch?v=H5OM6uJXwBA#t=115 

O mais recente lançamento da banda é Sem Titubear, com videoclipe disponibilizado no último mês, trazendo ainda outro elemento de criação da banda: a mistura do português com o inglês no interior de suas letras. O vídeo está disponível no canal da banda no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=aS0PN3annNw

Formado por Anderson (Barbudo) no baixo, Alessandro Küster na bateria, Daniel Gonzales (Barba) no vocal e Estevan Zeni na guitarra, o SatisFire não é a fonte de renda de seus integrantes, não dá, eu toco em mais umas cinco banda, faço barzinho, vivo de música, mas não da banda SatisFire, confirma Barbudo.

No entanto, ao que parece, SatisFire, é defitivamente, aquilo que deixa o baixista orgulhoso Poder fazer o que eu quero fazer mesmo, fazer uma música que eu gostaria mesmo de ouvir…isso é muito bom.

O SatisFire se apresenta no próximo sábado (05), na quarta edição do Guarapuava Rock City, na sede social do Guaíra Country Club. A entrada é 1 kg de alimento não perecível. 

Uma prévia do que vai rolar no Rock City IV acontece hoje (03) no Beer´s House. O encontro promete ser grande: os caras do SatisFire promovem uma big Jam com Kingar Goolas, Adoc, e outros músicos convidados. O som começa às 19h e o couvert é de R$ 5.