Secretaria lança campanha contra o tabagismo em Guarapuava

Intitulada “POD/não pode” ação visa promover a conscientização sobre os riscos do cigarro eletrônico

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Divisão de Promoção à Saúde e do Departamento de Atenção à Saúde, juntamente com o Departamento de Gestão do Trabalho e Educação de Ensino, em parceria COAPES e com o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, lançou nessa quinta-feira (30), uma campanha contra o tabagismo “POD/não pode”.

Na ocasião, representando a secretária de saúde de Guarapuava, Chayanne Andrade Ceroni, a diretora do Departamento de Atenção à Saúde do Município,  Fabiula Pereira Lino de Assis, falou sobre a importância do vínculo entre os setores de saúde e educação.

“Sabemos que os jovens possuem a curiosidade de experimentar o novo para saber a sensação que determinada substância pode trazer. Porém, todo ato tem sua consequência. O ato correto traz benefícios e os maus trarão consequências ruins, malefícios futuros.

Portanto, ações como esta que está sendo desenvolvida, esta união entre a saúde e a educação, são extremamente importantes, pois sabemos que é por meio da educação e da conscientização que podemos transformar o futuro e a saúde da população”, salientou.

Este ano, com o objetivo de conscientizar jovens e adolescentes sobre o risco dos cigarros eletrônicos  e oportunizando o reconhecimento de talentos da comunidade escolar do município de Guarapuava, via rede social TikTok, a principal ação promovida dentro da Campanha é a realização de um concurso cultural relacionado ao tema.

“A ação de combate ao tabagismo entre os jovens busca conscientizá-los sobre os riscos dos cigarros eletrônicos, destacando os danos à saúde, dependência de nicotina e impactos negativos a longo prazo.  O foco está em empoderar os jovens a tomarem decisões informadas e saudáveis em relação ao uso de produtos de tabaco e similares”, comentou a enfermeira e uma das idealizadoras do concurso, Audineia Martins Xavier.

“Este concurso possibilita que jovens saibam mais sobre os malefícios do uso dos cigarros eletrônicos e serve para que conscientizem família e amigos sobre o tema. Eles farão campanhas para mobilizar os jovens para o não uso do cigarro eletrônico.

É um trabalho muito necessário e importante que os alunos da rede Estadual do Município irão realizar. Nossa instituição está muito feliz e honrada por poder fazer parte deste projeto, pois somos referência de ensino em saúde no município”, destacou a diretora do colégio Estadual Ana Vanda Bassara, Marly Lobregati.

Campanha no tik tok

Os estudantes devem produzir um vídeo de cunho educativo e que transmita a mensagem de combate ao cigarro eletrônico. Podem participar alunos da rede pública e privada de Guarapuava, devendo estar no ensino médio ou médio integrado, tendo a idade mínima de 15 anos completos.

As inscrições para o Concurso Cultural da Campanha Contra o Tabagismo, tiveram início dia 29 de agosto e se encerram no dia 29 de setembro. No dia 4 de outubro, durante o  Educatech, que será no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, haverá a divulgação dos resultados, seguido da premiação dos vencedores do concurso.

O concurso é composto por três categorias: Vídeo com mais curtidas dentro da rede social TikTok (1º lugar); Vídeo mais criativo (1º lugar); Vídeo com melhor mensagem transmitida (1º e 2º lugares).

Entre os prêmios, estão aparelhos de celulares, dispositivos Kindle para leitura, planos semestrais de academia, ring light, cesta de produtos, relógio digital smartwatch, entre outros prêmios.

Para acessar o regulamento completo, clique AQUI.