Psiquiatra faz palestra para alunos da APADEVI

Cerca de 40 alunos ouviram, atentamente, a explanação sobre depressão, suicídio, fatores de risco, de proteção e, sobretudo, como preveni-los

Integrando o cronograma do projeto ‘Viva a Vida’, realizado voluntariamente pelo médico psiquiatra de Guarapuava Cleber Ferreira, a Escola Modalidade Educação Especial Professora Julita, também conhecida como APADEVI – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais, recebeu nesta quinta-feira, 24 de outubro, o especialista em saúde mental.

Cerca de 40 alunos ouviram, atentamente, a explanação sobre depressão, suicídio, fatores de risco, de proteção e, sobretudo, como preveni-los. Ao final, no tempo reservado para perguntas, também participaram ativamente com apontamentos importantes.

Para o especialista, foi muito válido porque além da prevenção, o projeto promove a inclusão de pessoas com algum comprometimento de visão no movimento de criar multiplicadores. A pessoa não precisa, necessariamente, enxergar para poder ajudar, ela precisa sentir que alguém próximo está em sofrimento psíquico e precisa de algum acompanhamento, e então agir no sentido de auxiliar”, destacou o médico.

De acordo com a professora Maria Salete, a palestra foi “muito proveitosa e os alunos gostaram bastante”. “Foi ótimo, ficou bem claro para todos. O nosso muito obrigada ao doutor Cleber”, declarou.

O projeto – Inédito no Brasil, o Viva a Vida já levou a sua mensagem para mais de 2.000 pessoas em Guarapuava. Cleber Ferreira quer falar para todos os alunos da rede estadual do município com objetivo de contribuir com a redução do número de suicídios entre os jovens.