Guarapuava recebe 30 concentradores de oxigênio móvel

Aparelhos serão utilizados na recuperação de pacientes da Covid-19 em seus domicílios, por meio do ‘Programa Melhor em Casa’

Nesta quarta-feira (26), a prefeitura de Guarapuava recebeu 30 novos concentradores de oxigênio móvel que serão utilizados principalmente na recuperação de pacientes da Covid-19 em seus domicílios, por meio do Programa Melhor em Casa. A aquisição desses concentradores vem para suprir a demanda de pessoas que necessitam do uso de oxigênio para conseguirem respirar.

Segundo a secretaria de Saúde, já havia uma lista de espera com pacientes necessitando desses equipamentos com urgência, por isso, a distribuição iniciou assim que os equipamentos chegaram. “Os concentradores chegaram às 17h e imediatamente a equipe já fez a busca desses pacientes que estavam aguardando. Cerca de 15 minutos depois, os familiares já chegaram na unidade para fazer o recolhimento desses concentradores e levá-los até os pacientes”, relatou a coordenadora do Programa Melhor em Casa, Maria Theresa Melhem Pelissari.

Os concentradores de oxigênio têm a mesma função dos cilindros de oxigênio. Uma das principais diferenças é que eles são elétricos e não necessitam de recarga como os cilindros, que possuem o oxigênio armazenado em gás ou líquido. O concentrador utiliza o ar disponível no ambiente, para separar o oxigênio dos outros gases, concentrá-lo e fornecer o oxigênio purificado ao paciente.

De acordo com a coordenação do Melhor em Casa, essa é uma ação que pode ajudar a desafogar a lotação de leitos dos hospitais e das Upas. Isso porque, muitos pacientes não recebem alta pela falta de cilindros de oxigênio disponíveis, para que eles continuem a recuperação em casa.  “Ao mesmo tempo que os pacientes precisam sair do hospital, muitos necessitam de auxílio para respirar, ou seja, sem esses oxigênios não tínhamos como mandá-los para casa. E dessa maneira, não conseguimos abrir as vagas nos hospitais e nas Upas”.

Na licitação feita pela prefeitura, foram adquiridos 200 novos concentradores, no entanto esses equipamentos estão em falta em todo o Brasil, por isso, a empresa responsável solicitou um prazo de 180 dias para fazer a entrega de todos. A previsão é de que na próxima semana, mais 20 concentradores cheguem ao município.

“Esses equipamentos poderão passar de paciente para paciente, ou seja, vai ajudar muitas pessoas. É um alívio receber esses concentradores e ver a gratidão de todos os pacientes que estavam precisando, foi uma das maiores satisfações que eu já vivi como profissional da saúde”, disse Maria Theresa.