Parecia entre prefeitura e instituições de ensino beneficia população

São mais de 300 pessoas, entre estudantes, professores e profissionais, que participam do projeto

Hoje, mais pessoas estão sendo atendidas em várias áreas, graças a um contrato firmado entre a prefeitura de Guarapuava e instituições de ensino de nível superior e técnico, que oferecem cursos, principalmente na área da saúde.

Participam do projeto: Unicentro, Campo Real, Uniguairacá, Futura e Colégio Estadual Ana Vanda Bassara. Parceria é benéfica não só para os cidadão, mas, também, para os alunos, que ganham com a parceria, podendo exercer a profissão.

Alunos dos cursos de enfermagem, medicina, farmácia, educação física, psicologia, biomedicina, medicina veterinária , nutrição e fisioterapia, além de professores (tutores) e profissionais que fazem residência no programa Saúde da Família, com atuação nas Unidades Básicas de Saúde -UBS e, desde o início da pandemia, reforçam as equipes de vacinação, coleta de exames de covid e no Call Center.

Segundo o médico Anderson Fadel, chefe da Divisão de Integração Ensino/Serviço, a atuação em parceria com as instituições de ensino é fundamental

“O Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino/Saúde é um dispositivo ofertado para promover processos participativos de construção da formação e desenvolvimento profissional no SUS e para o SUS”, e em Guarapuava funciona muito bem, explicou.

“São mais de 300 pessoas, entre estudantes, professores e profissionais de residência que atuam em contrapartida à oferta de estágios na Secretaria Municipal de Saúde, garantindo que mais pessoas sejam atendidas com qualidade, além de auxiliar na formação e experiência de profissionais”, ressaltou Jonilson Pires, secretário de Saúde.