Guarapuava começa a campanha de vacinação da gripe

Para esta primeira etapa, Guarapuava recebeu do Ministério da Saúde, via Governo Estadual, 6.100 doses

A secretaria municipal de Saúde começou, nessa segunda-feira (12), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Cisgap, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Para essa primeira etapa, Guarapuava recebeu do Ministério da Saúde, via Governo Estadual 6.100 doses.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Chayane Andrade é de extrema importância receber a vacina em meio à pandemia. “A vacina não protege contra o coronavírus, mas ao garantir a imunização contra a gripe, faz com que diminua os riscos de sintomas respiratórios graves e a necessidade de atendimento na rede hospitalar, que está dedicada no combate à Covid-19” enfatizou.

A primeira fase, que se estenderá até 10 de maio, a vacinação será escalonada. Agora são priorizadas crianças de seis meses e menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (que deram à luz recentemente), indígenas e trabalhadores da área de saúde.

Chayane Andrade fez um alerta à população para que os idosos não procurem a UBS para tomar a dose, pois, nesse momento, a prioridade é para esse grupo e a vacinação contra à Covid-19. Além disso, para os profissionais de Saúde, além de priorizar o ciclo completo de vacinação da coronavírus, é fundamental respeitar o intervalo entre as vacinas. “Quem foi ou for vacinado contra o coronavírus, precisa priorizar este imunizante e respeitar o intervalo mínimo de 15 dias para depois se vacinar contra o vírus Influenza”, finalizou.

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe-Influenza

Horário: Das 08 às 17h

Local: Unidades Básicas de Saúde, incluindo Giscap

Não se Aplica: Upa Batel, Urgência Trianon, Urgência Primavera e Tenda da Vacinação