Covid-19: Unicentro auxilia na vacinação

Participam 27 professores e 42 estudantes, do quarto e do quinto anos, do curso de Enfermagem

Para auxiliar na guerra contra a Covid-19, a Unicentro também entrou no campo de batalha, atuando na linha de frente da aplicação de vacinas.

São 27 professores e 42 estudantes, do quarto e do quinto anos, do curso de Enfermagem, que estão se revezando no atendimento à população na Central de Vacinação montada, pela secretaria de Saúde, em frente a prefeitura. Eles estão autorizados, a partir de uma parceria com o município, a vacinar os grupos prioritários da campanha de imunização contra a covid-19.

Segundo a chefe de Departamento, professora Maria Isabel Raimondo Ferraz, as regulamentações de estágio permitem a atuação dos dois últimos anos dos cursos de graduação, da área de saúde, em ações de vacinação. Assim, “a enfermagem está incluída nesses cursos de graduação que tem a autorização para o desenvolvimento das atividades de estágio pedagógico, das atividades de clínica prática”, explicou.

A equipe da Unicentro atua de segunda a quinta-feira pela a manhã e tarde, e na sexta depois do almoço. A imunização da população, segundo Maria Isabel, é o caminho para que novos picos de contagio, como o atual, e a superlotação dos leitos de enfermaria e de UTI para Covid-19 não voltem a ocorrer.

“Nós esperamos, com a vacinação, reduzir aqueles casos moderados e graves, principalmente os casos graves que exigem a internação desses pacientes”, contou.

Allexia Schmitutz é estudante do quinto ano de Enfermagem da Unicentro. Ela é uma das alunas que está participando da campanha. Nessa semana, ela atuou na tenda na segunda e na quarta-feira.

“Eu nunca imaginei que atuaria durante uma pandemia, ainda mais como acadêmica. Quando informaram que havia uma chance de participarmos da campanha de vacinação, eu fiquei muito feliz, pois aguardava muito essa luz no fim do túnel”, disse.

O calendário de vacinação é definido pela secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, de acordo com a disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Todos os guarapuavanos, para serem vacinados, devem, primeiro, se cadastrar no aplicativo Fala Saúde ou direto na tenda, apresentando documento com foto, CPF e comprovante de residência.