Bairro Xarquinho recebe orientações do programa ‘Saúde Única’

Diversas atividades fazem parte da programação, como dicas de nutrição, aferição de pressão, glicose, atividades físicas, entre outras

As equipes ligadas ao programa ‘Saúde Única’ realizaram, nesta sexta-feira (09), um trabalho com orientações sobre saúde humana, saúde animal, saúde ambiental e desenvolveram atividades para os moradores do bairro Xarquinho II. 

“Após enfrentarmos dois anos da pandemia de Covid-19, precisamos reconhecer que a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente está interligada e faz parte de um sistema complexo e inter-relacionado. Com isso, é de extrema importância desenvolver esta ação e garantir uma abordagem como o ‘Saúde Única’ para a população. É essencial para prevenir ameaças futuras, como novas pandemias”, destacou o médico e diretor do departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Hiagor Silva.

A primeira ação do programa ocorre, durante toda esta sexta-feira, em frente à Escola Municipal Iná Ribas Carli, Bairro Industrial/Xarquinho II. Diversas atividades fazem parte da programação, como: orientação de saúde humana e animal, dicas de nutrição, aferição de pressão, glicose, atividades físicas, entre outras.

José Moreira, de 75 anos, morador do bairro, conta com alegria e entusiasmo o que sente ao participar do projeto. “Eu gosto muito de participar desses projetos. Já participo todas as quartas-feiras das atividades que o CRAS oferece e sempre que têm essas em outros lugares, eu vou também”, contou o morador.

A próxima ação será em novembro, com data e local ainda a serem definidos.