Aplicativo informa sobre focos da dengue em Guarapuava

A ferramenta envia um alerta para os usuários, caso tenha um foco próximo a sua localização

O aplicativo ‘Fala Saúde’, lançado em 2018 pela prefeitura de Guarapuava, oferece à população maior interação em questões médicas, como medicamentos, exames, agendamentos, numero de médicos em atendimento, fila de espera nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a vacinação contra a Covid-19.

Desde a última quinta-feira (10), o aplicativo passou a alertar os usuários de áreas onde são localizados focos do mosquito Aedes Aegypt, responsável pela transmissão das doenças: Dengue, Chikungunya, Zika-virús e Febre Amarela.

A ferramenta envia um alerta para os usuários, caso tenha um foco próximo a sua localização. Essas informações são disponibilizadas pelo Plano Nacional de Combate à Dengue (PNCD), que recolhe as informações de onde são encontradas larvas do mosquito e faz o cadastro no Fast medic, que é uma plataforma de gestão em Sistemas de Saúde.

O aplicativo também reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito,como, fechar corretamente lixeiras e depósitos de água, preencher pratos de vasos de plantas com areia ou lavá-los regularmente e fazer a troca constante da água de animais domésticos. Também deve se evitar acumuladores de água, como pneus, calhas e piscinas.

No momento, em Guarapuava, estão registrados: 101 focos, 594 larvas e 45 pupas (fase da metamorfose do inseto pós larva). O PNCD junto a Vigilância Ambiental cuidam da remoção e do uso de larvicidas nos focos localizados.