Agentes de endemias fazem levantamento de índice do aeds aegypti

Trabalho foi realizado entre os dias 09 e 25 de agosto com a inspeção de 2.665 imóveis. Apenas um foco foi encontrado

A Divisão de Vigilância Ambiental da secretaria de Saúde finalizou o 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Agentes de Endemias coletaram amostras de larvas do mosquito e realizaram a remoção dos focos no Bairro Vila Bela.  O trabalho foi realizado entre os dias 09 e 25 de agosto com a inspeção de 2.665 imóveis. Apenas um foco foi encontrado.

“Essas informações norteiam as ações de controle do vetor, visando sempre redução da proliferação do Aedes. Através do LIRAa é possível ainda saber qual bairro precisa de uma ação mais intensificada”, explicou a chefe de Divisão de Vigilância Ambiental, Suzana de Souza.

Alerta – Apesar de ter sido encontrado apenas um foco, um alerta foi emitido pelo aplicativo Fala Saúde para os moradores da região. A secretaria de Saúde recomenda manter a higiene dos locais, principalmente com a elevação da temperatura nos próximos meses. “Evitar a água parada é a melhor forma de diminuirmos os riscos, por isso é fundamental e essencial a participação consciente e diária de toda a população”, acrescentou.

LIRAa – O Lira é realizado 6 vezes ao ano para verificar o nível de infestação pelo mosquito. Os próximos levantamentos devem ser feitos em 18 de outubro e 06 de dezembro.

Veja as dicas para combater o mosquito da dengue.

Para baixar o aplicativo Fala Saúde é fácil, basta pesquisar nas lojas de aplicativos. Ele está disponível tanto para sistema do IOS quanto para o Android.