Winter Show começa com destaque para o cultivo da cevada e do trigo

Este ano, 126 expositores estão oferecendo soluções para o agronegócio, e além das grandes empresas do ramo

Nessa terça-feira (18), ocorreu a abertura da 19ª edição do Winter Show. Conhecido por difundir a excelência em cereais de inverno, o evento é promovido pela Cooperativa Agrária e a Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), em parceria com o SEBRAE, e atrai diversos interessados nos vários segmentos do agronegócio brasileiro e da América Latina. A cevada e o trigo, principais culturas plantadas pelo cooperado da Agrária durante o período mais frio do ano, e matérias-primas essenciais para as indústrias da Cooperativa, são os destaques durante os três dias de evento.

Este ano, 126 expositores estão oferecendo soluções para o agronegócio, e além das grandes empresas do ramo, o Winter Show abriu espaço para participação de 30 startups com o objetivo de apresentar as soluções inovadoras para o Agro e compartilhar o conhecimento sobre inovação e novas tecnologias para o setor.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, falou sobre a união entre tecnologia e agronegócio no município, e reiterou que há muitos motivos para entusiasmo, pois este é um setor que segue em constante crescimento pelo País, e Guarapuava tem acompanhado esta caminhada, o que beneficia tanto na economia como no turismo.

“Nossa cidade está trilhando um excelente caminho nesse mercado. A exemplo disso, basta ver o volume de pessoas aqui reunidas, aliás, muitos que vieram de fora não conseguiram encontrar um hotel para se hospedar, pois todos estão lotados. E isso é muito importante porque por meio desta situação, podemos medir como esse evento, de fato, é extremamente importante, ademais, movimenta a economia, sendo um ponto positivo para nossa cidade, neste momento”, enfatiza o prefeito.

Para Jorge Karl,  presidente da Cooperativa Agrária, o momento é de muito agradecimento aos cooperados e colaboradores que fizeram com que esse encontro fosse proporcionado, mais uma vez, com muita novidade e tecnologia. Jorge reitera que o Winter Show nasceu como uma vitrine dos produtos agrários e da tecnologia que a Cooperativa gera por meio da FAPA para os cooperadores, tendo como foco principal os clientes.

“Nós estamos trabalhando em cima das agroindústrias, principalmente no que diz respeito aos cereais de inverno. Por esse motivo, queremos mostrar toda a tecnologia que temos gerado pela FAPA. A partir da nossa assistência técnica pelo campo, nossos produtores, com suas habilidades de produzir se mostram cada vez mais eficazes. Com isso, os produtos chegam até a indústria, e por consequência, até o nosso cliente, que temos o prazer de trabalhar pelo resultado, que é o reconhecimento no mercado. O Winter Show tem esse objetivo, trazer a tecnologia, gerar pesquisas e levar os produtos até o consumidor”, destaca o presidente.

Neste ano, uma importante mudança diz respeito à programação: durante os três dias, o pavilhão do Centro de Eventos Agrária receberá atividades comandadas pelo SEBRAE, como as arenas de Hackathon, Dev Agro e Maker Lab. Nesses ambientes, grupos formados principalmente por estudantes, serão estimulados a encontrar soluções para situações enfrentadas diariamente pela Agrária, com o intuito de que os participantes possam, de maneira criativa e inovadora, criar soluções e resolver os inúmeros desafios que se apresentam.

Quem esteve presente no evento foi o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara. Para ele, programações como essas, são essenciais para o setor, sobretudo, por se tratar de uma das melhores agriculturas do mundo.

“Esse é um momento importante de inovação para que  possamos potencializar cada vez mais esses esforços de fazer a diferença sendo, os maiores supridores com qualidade. E hoje, estamos aqui com uma das melhores agriculturas do mundo. Com muito trabalho e dedicação, nos tornamos espelho para todos, por meio do esforço dos pioneiros que transformaram o trabalho árduo em alto desempenho. Por isso, parabenizo a Agrária, por mais uma vez, nesse show de inverno, reunir tantas pessoas para compreender esses novos tempos com muito mais facilidades para nossa vida’, pontua Norberto.

Durante o primeiro dia, o Winter Show contou com rodadas de palestras ao longo do dia. A primeira foi com Allan Costa, com o tema “Tendências e o futuro do agronegocios”. Na quarta-feira (19), será realizada uma mesa redonda sobre culturas, com pesquisadores da FAPA. Diversas palestras e troca de ideias farão parte do evento.