Projeto de produção de lavanda é iniciado em Guarapuava

As primeiras 15 mil mudas foram entregues para cinco famílias agricultoras no distrito do Guará

A Secretaria de Agricultura realizou a entrega de 15 mil mudas de lavanda para agricultores da comunidade Rosa, distrito do Guará, em Guarapuava. A iniciativa faz parte do projeto “Produção de Lavanda”.

A entrega das mudas marca o início do cultivo da planta no município. O ato foi acompanhado pelo secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, que ressaltou a importância da diversificação de plantio para os agricultores, como alternativa de renda.

“Estamos muito contentes em realizar esta parceria com os produtores rurais, pois agora eles irão ter mais uma alternativa de renda, aproveitando bem o seu terreno e fazendo com que a utilização da mão de obra da família também seja mais bem aproveitada. Com isso, consequentemente eles ganham mais dinheiro. Surge, com certeza, mais trabalho e mais produção na propriedade agrícola”, destacou o secretário.

O projeto inédito que está iniciando no município, é uma parceria da Secretaria de Agricultura com a empresa Biodestil LTDA. Por meio de um um termo de cooperação, a empresa irá utilizar o cultivo das plantas para realizar a fabricação de produtos que utilizam a lavanda como matéria-prima ou como composto.

Itacir falou ainda sobre o processo de cultivo da planta, com destaque para a colheita e comercialização. “O retorno financeiro é extremamente rápido, e de grande valia, pois aqui na região, é algo novo”, disse o secretário.

“A produção é usada para fabricar diversos produtos como: óleos essenciais, produtos de limpeza e até cosméticos, entre outros. A planta dá entre dois e três cortes por ano. Daqui a seis meses se o cultivo estiver sendo conduzido de forma correta, já estará pronta para a colheita”, explicou.

Ao todo, 32 famílias das demais comunidades dos distritos de Guarapuava, vão receber mudas da planta