Compra direta garante renda para agricultura familiar de Guarapuava

Produtos frescos e de qualidade são a fonte de onde vem os alimentos entregues para a merenda escolar municipal e do Programa Feira Solidária

Produtos frescos e de qualidade, são a fonte de onde vem os alimentos entregues para a merenda escolar municipal e do Programa Feira Solidária. Resultado do trabalho da Secretaria Municipal da Agricultura e da Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava (CARMUG) que tem por objetivo garantir a oferta de refeições saudáveis para os guarapuavanos. Com um volume de mais de dez toneladas de produtos semanalmente, a central distribui alimentos de hortifruti, carnes e panificação para os programas municipais e estaduais. 

“É a continuidade do nosso projeto. Nós trabalhamos com a orientação técnica e a produção junto aos agricultores e o grande gargalo, a dificuldade deles, é a comercialização. Nós temos, pela comercialização institucional que são as Feiras Solidárias, a merenda escolar do município. E para isso, nós temos a CARMUG, que é a central dos produtores rurais, principalmente os pequenos, no sentido de fazer toda essa logística, desde a coleta lá na comunidade, o transporte, armazenagem e o preparo para a entrega nas escolas e na Feira Solidária”, enfatizou o secretário de Agricultura de Guarapuava,  Itacir Vezzaro.

Por meio da parceria entre o município e a CARMUG, a compra de hortaliças, legumes, panificação (pães e cucas), complementos (bolachas e doces de frutas), frutas e polpa de frutas dos produtores associados à central já tem destino. Depois de pesados, ocorre a distribuição dos produtos em diversos locais do município, como Feira Solidária, merenda escolar, Feira do Produtor, além de mercados e outros pontos comerciais.

Para o agricultor Sebastião Alves Cabral, da Associação Europa, no distrito do Guará, a garantia de compra da produção incentiva o produtor. Sebastião conta que a agricultura é a renda principal da família e que entrega mais de 100 quilos da sua produção semanalmente na CARMUG.

“Hoje, nós temos alface, salsa, couve-flor, brócolis e abóbora. Entregamos mais para a merenda escolar, mas também para a Feira Solidária. Essa entrega é a renda principal de casa, para mim, minha esposa e dois filhos. Então sempre está ajudando”, contou.

“Nós temos a Carmug como nosso braço direito, para que trabalhe e dê segurança, tranquilidade, inclusive para os agricultores que estão produzindo, porque é uma forma da produção ter o destino garantido. E depois, tem a possibilidade de colocar a produção excedente no mercado tradicional, mas esse mercado institucional é muito importante para os agricultores”, finaliza o secretário.

Somente nesta semana, a merenda escolar municipal foi responsável por 2.100 quilos de produtos que saíram da CARMUG, os alimentos são separados em kits que são destinados às escolas municipais e que servirão de refeição para mais de 17 mil estudantes.

“Recebemos pedidos daS nutricionistas da merenda escolar do município todas as quintas-feiras, na segunda-feira, pela manhã recebemos ou vamos buscar os produtos que serão destinados às escolas”, destacou o assessor administrativo da CARMUG, Leo Acir.

Além disso, a central de distribuição também realiza o processo de transporte das produções das comunidades até o depósito. Após o processo de separação, são destinados, ou para a merenda escolar, ou para uma das 200 famílias atendidas em cada edição da Feira Solidária.